O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá convocar a partir do próximo dia 15, todos os beneficiários por incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez) para revisão do pagamento. A informação é da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia.
De acordo com a Secretaria de Previdência, a convocação faz parte do “pente-fino” iniciado no mês passado em todos os benefícios com indícios de irregularidades. Ao todo, 3 milhões de benefícios previdenciários são revisados, os quais foram detectados indícios de irregularidades, conforme relatórios emitidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU).
Conforme o Governo, até o próximo dia 15 cerca de 311 mil beneficiários do auxílio- doença será convocados para passar pelo sistema de revisão. As convocações serão realizadas por meio de uma carta-padrão enviada ao segurado, que deverá agendar comparecimento a uma agência por meio do portal Meu INSS ou da central telefônica 135.
Já em relação aos que recebem benefícios previdenciários por incapacidade, a Secretaria de Previdência informou que as revisões serão realizadas por meio de exames feitos por médicos peritos.
Ainda segundo o Governo, a prioridade das revisões é de pessoas que recebem por meio dos Benefícios de Prestação Continuada (BPCs), no qual estão inseridas pessoas com deficiência ou idosos a partir de 65 anos que comprovem não ter meios para sobreviver. Eles recebem pagamento de um salário mínimo, ou seja, R$ 998,00.