A Polícia Federal prendeu há pouco o deputado estadual José Riva e o ex-secretário de Fazenda, Casa Civil e Copa do Mundo, Éder Moraes Dias. Além disto, mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas do governador Silval Barbosa (PMDB) e do conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Sérgio Ricardo de Almeida, e na Assembleia Legislativa.
Alguns secretários de Estado e parentes também foram visitados por agentes da PF em suas residências. Ainda não se sabe se alguém deles foi preso.
Os prédios dos poderes Executivo, Legislativo e Tribunal de Contas estão lacrados. Além de Riva, a PF irá prender outra pessoa ligada ao parlamentar que não teve o nome revelado. Também serão cumpridos mandados na cidade de Juara.
Todos são alvos da quinta fase da "Operação Ararath" que investiga um esquema de lavagem de milhões de reais através de empresas de factoring e atacado. Os mandados foram emitidos por ordens do Superior Tribunal Federal.
A "Operação Ararath" teve início em novembro para investigar um suposto esquema de mais de R$ 500 milhões. Em seguida, a operação descobriu um imenso esquema de corrupção nas mais variadas esferas dos poderes em Mato Grosso.
Também estão sendo alvos de busca e apreensão conhecidos empreiteiros do Estado. Dentre eles, estão os empresários Anildo Lima Barros e João Simoni, da construtora Constil.
Todos detidos serão encaminhados para prestar depoimentos em Brasília (DF). Também serão colhidos depoimentos na sede da polícia, em Cuiabá.
Atualizada 08h015min - A Polícia Federal neste momento está vasculhando o gabinete do governador Silval Barbosa (PMDB) no Palácio Paiaguás. O Banco Bic também é alvo da PF, além do escritório do dos advogados Alex e Kléber Tocantins.
Atualizada 08h30min - Conforme o jornal Bom dia Mato Grosso, a sede do Ministério Público em Cuiabá também está sendo alvo das investigações. Documentos e informações estão sendo colhidos no local.
Atualizada 09h25min - Além destes locais, a Prefeitura de Cuiabá também está com agentes da Polícia Federal que fazem buscas em documentos. Conforme informações, o deputado estadual, José Riva e Éder Moraes serão encaminhados a Brasília para prestarem depoimento na Superintendência da Polícia Federal.
Atualizada 10hmin - A residência do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) localizado em um condomínio fechado em Cuiabá também passou por buscas dos agentes da PF. O empresário, Mauro Carvalho Júnior, conhecido por atuar nas campanhas eleitorais do ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), e de Mendes também teve a residência vistoriada na operação desta terça-feira (20).
Atualizada 10h40min - De acordo com fontes, estão na sede da Polícia Federal na avenida do CPA em Cuiabá, o deputado, José Riva, o ex-secretário, Eder Moraes, o empresário, Mauro Carvalho Junior e o secretário Adjunto de Trabalho e Emprego da Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Jean Estevan, substituto da pasta no lugar da primeira dama de Mato Grosso, Roseli Barbosa.
Atualizada 11h29min - O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMBD) acompanhado de seu advogado Ulisses Rabaneda a sede da Polícia Federal em Cuiabá para prestar esclarecimentos. Conforme o advogado, o governador está “tranquilo” e falará com a imprensa assim que tomar conhecimento do que está acontecendo.
Mandados de busca e apreensão
Bic Banco - São Paulo e Cuiabá
Luiz Carlos Cozzeol - Cuiabá
Vilceu Aparecido MArcheti – Primavera do Leste
Ezequiel de Jesus Olveira Lara – Cuiabá
Lince Construtora e Incorporadora - Cuiabá
Ana Cristina Saboia – empresária – Cuiabá
Manuel Jorge de Saboia – empresário – Cuiabá
São Tadeu Energética S.A – Cuiabá
Mauro Carvalho Júnior – empresário - Cuiabá
Ricardo Padilha de Borboun Neves – empresário Cuiabá
Borboun Fomento Mercantil – Cuiabá
Gemini Projetos, Incorporações e Construções – Cuiabá
Anildo Lima Barros – empresário – Cuiabá
Laje Engenharia e Pavimentação LTDA - Cuiabá
José Antonio Felix – empresário - Cuiabá
Trimec Construções e Terraplanagem LTDA – Cuiabá
WTorres Participações e Investimentos, Sol Vermelho Participações e
Investimentos, Trimec Equipamentos – Várzea Grande
Wanderlei Fachetti Torres – Cuiabá
Lotufo Engenharia e Construções LTDA – Cuiabá
Sede do Gaeco
PF está na Assembleia Legislativa de Mato Grosso