Os investimentos publicitários veiculados nos principais meios de comunicação do Brasil, em 2012, atingiram R$ 94,9 bilhões, o que representa um crescimento de 7% em comparação a 2011. Em 2011, o aumento registrado foi de 16%. É o que aponta o IBOPE Media que monitora mensalmente os principais meios de comunicação do País.
No ano passado, a TV aberta permaneceu como a primeira colocada no volume de publicidade (54%), com R$ 51,2 bilhões de investimentos, ante R$ 46,3 bilhões investidos em 2011. Já a internet, considerando os portais provedores de conteúdo e propaganda, apresentou crescimento de 21%, passando de R$ 5,3 bilhões para R$ 6,5 bilhões em investimentos.
Entre os setores, o de Comércio e Varejo continua ocupando o topo do ranking, com 21% do total investido, o equivalente a R$ 19,6 bilhões. Na sequência aparece o setor de Serviços ao Consumidor (educação, hotelaria, serviços de saúde, etc), que este ano superou os investimentos do setor de higiene pessoal e beleza, com o total de R$ 8,2 bilhões investidos.
Anunciantes: O maior anunciante continua sendo as Casas Bahia, que em 2012 investiu R$ 3,5 bilhões em publicidade. A seguir vem a Unilever, que manteve a segunda posição. Em terceiro lugar aparece a Caixa Econômica Federal, que saltou de R$ 1 bilhão em investimentos em 2011 para R$ 1,6 bilhão em 2012. Outro destaque fica para a Vivo, que era o 13º colocado em 2011 e agora ocupa a 6ª posição.