As vendas nos shoppings para o dia dos Namorados, que será neste domingo (12.06) devem crescer até 15% neste ano na comparação com o ano passado, diz em publicação nas redes sociais a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), que pesquisou a tendência também no Várzea Grande Shopping, Shopping Estação, Shopping Center Pantanal e Goiabeiras Shopping, em Várzea Grande e Cuiabá, além de mais de 40 estabelecimentos em outros estados.
Neste sábado (11.06), o movimento ainda é grande - esta reportagem foi concluída às 15 horas -, como foi pela manhã nas lojas convencionais daws duas cidades. Nacionalmente, a previsão é de faturamento de até R$ 4,2 bilhões, contando o início das compras na quinta-feira (09) até domingo (12), em nível nacional.
Dos shoppings ouvidos na pesquisa, 95% têm expectativas positivas para a data e 67% acreditam que as vendas irão superar os resultados de 2021, com base no recente resultado da pesquisa do IBGE que mostra o crescimento do comércio com um acumulado de mais de 10%.
A grande razão para isso é o fim das restrições. Mas a data é sempre muito atrativa. O Dia dos Namorados é uma data de presente muito pessoal, que envolve outras temáticas e, por isso, os shoppings oferecem brindes, sorteios, viagens e isso tudo estimula a demanda.
Flores e cartões
Nas floriculturas, o entra e sai de entregadores foi grande neste sábado. Muitas empresas do setor se prepraram para atender à demanda sempre crescente ano a ano. Por telefone, apurou que o movimento nesse setor também deve crescer na faixa de 13% a 15%, como acontece nas lojas. Segundo os consultores de vendas, os apaixonados mais clássicos e românticos, na maioria das vezes, optam por flores, porque são "algo carregado de sentimento e delicadeza".