O movimento dos consumidores nas lojas do país cresceu 1,7% em janeiro, na comparação com o mês anterior, segundo indicador da Serasa Experian, divulgado nesta quinta-feira (6). Em relação ao mesmo período de 2013, a expansão do setor é de 5,9%.
Exerceram as maiores influências os desempenhos dos segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática (alta de 7,4%) e o de combustíveis e lubrificantes (4,2%).
Na sequência, estão os segmentos de material de construção (1,7%), veículos, motos e peças (1,6%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (1,1%). Somente o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas registrou queda, de 0,3%, em janeiro de 2014.
Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, as liquidações de início de ano e as promoções do varejo automotivo impulsionaram a atividade varejista neste início de ano.
"As férias de início de ano, favorecendo o segmento de combustíveis e lubrificantes, e a onda de clima quente e seco neste verão, auxiliando o segmento de material de construção, foram fatores adicionais ao resultado positivo da atividade varejista em janeiro de 2014", disse a Serasa, em nota.