22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Economia Sexta-feira, 29 de Março de 2013, 11:30 - A | A

Sexta-feira, 29 de Março de 2013, 11h:30 - A | A

Secretário Indústria e Comércio de MT

Alan Zanatta visita municípios do Nortão para conhecer demandas do setor empresarial

A agenda do secretário começou com uma reunião de trabalho com vereadores, secretários municipais e a prefeita Sandra Martins, na última terça-feira (26.03), em Guarantã do Norte, onde discutiram possíveis parcerias para fortalecer a atividade econômica

Redação VG Notícias com informações da Sicme/MT

 

O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Alan Zanatta, percorreu nesta semana municípios da Região Norte de Mato Grosso. O objetivo do secretário é conhecer as demandas do empresariado e divulgar o Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic), uma linha de crédito destinada principalmente aos micros e pequenos empresários.

“Percorrer o interior para levar informações sobre os programas desenvolvidos pela Sicme, como é o caso do Fundeic onde o recurso é 100% do Governo do Estado arrecadado através do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), é determinação do governador Silval Barbosa”, destacou Zanatta, lembrando que em2013, o valor disponível no orçamento para adesão é de cerca de R$ 3,5 milhões.

A agenda do secretário começou com uma reunião de trabalho com vereadores, secretários municipais e a prefeita Sandra Martins, na última terça-feira (26.03), em Guarantã do Norte, onde discutiram possíveis parcerias para fortalecer a atividade econômica da região.

“Temos vários projetos para fomentar o comercio local, mas o fato de estarmos a mais de 700 quilômetros de Cuiabá prejudica na hora de resolver algumas demandas. Receber o secretário em nossa cidade é motivo de alegria e satisfação, ao saber que o governo está preocupado e realizando ações voltadas para o interior”, afirma a prefeita ao pedir a Zanatta ajuda para que a ativação do distrito industrial seja possível na cidade. O Local que existe há mais de 15 anos enfrenta dificuldades com a falta de energia.

“Vamos trabalhar para que o distrito seja motivo de orgulho na cidade e contribua na geração de emprego e renda. Um documento será elaborado pela prefeita com a relação de todas as empresas que estão interessadas, com base neste levantamento será possível buscar uma solução para o problema e ver o que é necessário para que o sonho da energia elétrica no distrito se torne realidade”, reforça o secretário.

Ainda no município, Zanatta conheceu um campo experimental da Embrapa onde está sendo testado mudas de Pau de Balsa e Pinho Cuiabano.  A pesquisa é realizada por uma Indústria do setor de base florestal, incentivada através do Prodeic.

“A história da sobrevivência da empresa no ramo florestal se deve ao Prodeic já que não pertencemos ao Simples Nacional, o que gera uma alta carga tributária. Se não tivéssemos este incentivo do governo do Estado não conseguiríamos nos manter no setor e empregar 130 funcionários”, disse Cláudio Didomenico, diretor da Compensados São Francisco, já com plano de expansão para os próximos dois anos.

Segundo ele, a indústria pretende dobrar a produção de madeira de compensado que hoje é de mais de mil metros cúbicos por mês, ampliar o quadro de funcionários e com o fim da pesquisa mudar a fonte de matéria prima, trocando o manejo florestal pela área de reflorestamento.

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Florestas Plantadas e Sistemas Agrossilvipastoris do Portal da Amazônia, também foi tema de uma reunião com representantes do Sindicato Intermunicipal das Indústrias  de Base Florestas do Estado de Mato Grosso (Sindiflora). Uma carta com reivindicações incluindo itens relacionados à carga tributária e solicitação de apoio técnico da Sicme para assessoramento. “Queremos que o segmento consiga produzir com a mesma tranquilidade que os agricultores têm no cultivo da soja e milho. Temos na região cerca de um milhão de árvores plantadas e estamos fortalecendo a cadeia, mas precisamos da ajuda do governo para tornar a produção e venda mais competitiva no mercado”, disse o presidente da Sindiflora, Fernando Zafonato.

Já na quarta-feira (27.03), Alan Zanatta cumpriu agenda de trabalho no município de Matupá. Em reunião com o prefeito Valter Miotto, o secretário explicou sobre os programas disponíveis pelo governo do Estado para fortalecer a economia nos municípios e colocou a Sicme a disposição como parceira na atração de novos investidores para a região. “Queremos estreitar o relacionamento com os prefeitos e o meu gabinete esta de portas abertas para atender e ajudar no que for preciso. Não estamos medindo esforços para ajudar quem acredita e quer investir em nosso Estado”, reforça Zanatta.

Além de visitar lojistas no segmento têxtil, o secretário fez questão de conhecer a atividade produtiva de uma fábrica de artefatos de cimento incentivada pelo Fundeic. A Premat que surgiu do esforço familiar conseguiu apoio para ampliar os negócios através da Linha de Crédito disponibilizada pelo governo de Mato Grosso.

“Antes era só eu, esposa e filhos, hoje com estrutura física de mais de onze mil metros quadrados, costumo dizer que família cresceu, empregamos mais de trinta pessoas. O nosso carro chefe é a área de galeria de águas pluviais, porém já buscamos novamente a Sicme para conseguir ampliar os negócios. A intenção é conquistar o mercado de casas, prédios e edificações pré-moldados”, finaliza o empresário José Barbieri.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760