O Banco Central informou que dos R$ 8 bilhões esquecidos em bancos, existe valores relacionado a fundos públicos, revisão de benefícios da Previdência Social, abono salarial, malha fina do Imposto de Renda e até prêmios de loterias.
De acordo com o banco, muitas pessoas que têm direito por desconhecimento, nem sequer sabem como consultar e acessar esses recursos.
Ainda segundo a instituição, em uma semana no ar, o sistema de consulta a valores esquecidos do Banco Central superou 100 milhões de consultas.
Cuidado com golpes
O Banco Central alertou em relação a tentativas de golpe. Segundo a instituição o único site para consulta ao SVR (sistema de valores a receber) e para solicitação de valores é valoresareceber.bcb.gov.br.
O banco não envia links nem entra em contato com o cidadão para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais; assim como ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. O cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.
Leia Também - Banco Central libera calendário para pagamento de R$ 8 bilhões “esquecidos” por clientes em contas bancárias