A população de Várzea Grande enfrenta um aumento preocupante nos casos de Chikungunya, segundo dados divulgados no Painel Arboviroses, da Secretária de Saúde de Mato Grosso (SES/MT). Nos últimos 21 dias, a taxa de incidência atingiu 108,86 casos por 100 mil habitantes, indicando um alerta moderado para a propagação da doença.
Os dados apontam um total de 374 casos prováveis da doença no município, sendo que 277 já foram confirmados laboratorialmente. O aumento reforça a necessidade de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e também responsável pela transmissão de Dengue e Zika Vírus.
A situação também preocupa em relação à Dengue, com 930 casos prováveis e 444 confirmações, mantendo o município ao nível de alerta 3, indicando uma situação crítica de transmissão do vírus. Leia matéria relacionada - Com mais de 440 casos confirmados, Várzea Grande entra em nível de alerta 3 para dengue
Ainda conforme os dados divulgados no painel, todos os municípios do Estado estão no nível de alerta 1 para casos de Zika. Várzea Grande não registrou nenhum caso até o momento.
Devido aos aumentos significativos dos casos de doenças relacionadas ao Aedes aegypti no município, a Prefeitura decretou, no dia 17 de janeiro, situação de emergência, visto que 400% de atendimentos nas unidades de saúde são por arboviroses – Dengue, Zika vírus e Chikungunya. A medida tem prazo de 60 dias. Leia matéria relacionada - Prefeita de VG decreta situação de emergência após aumento nos casos de dengue, zika e chikungunya
Leia também - Governo Federal reconhece situação de emergência em município de MT inundado pela chuva
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).