por Lucione Nazareth/VG Notícias
Sob a influência das manifestações em Cuiabá, os vereadores da Capital irão votar nesta quinta-feira (27.06) dois projetos de leis que podem proporcionar a volta dos cobradores ao transporte coletivo da Capital.
O primeiro deles é o que visa proibir os motoristas de ônibus em exercer a função de cobradores no transporte coletivo, a chamada “dupla função”. A proposta é de autoria do vereador Dilemário Alencar (PTB).
O projeto não somente proíbe a dupla função dos motoristas, como também cobra o retorno dos cobradores. A matéria já recebeu pareceres favoráveis da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Câmara e da Comissão temática de transporte.
Ainda, conforme a matéria será retirada a obrigatoriedade do usuário de transporte coletivo, em pagar a tarifa do ônibus apenas com o cartão eletrônico, podendo assim, ser aceito o pagamento em dinheiro.
Além destes dois projetos de leis, será apreciado o projeto que pede o cancelamento do decreto do Poder Executivo de Cuiabá n°5.252 de 26 de dezembro de 2012, que determinou aumento da tarifa do transporte coletivo da Capital de R$ 2,70 para R$ 2,95. A proposta também é de autoria do vereador Dilemário Alencar. Por meio destes projetos, o parlamentar acredita que será possível a volta dos cobradores ao transporte coletivo de Cuiabá.
Outro projeto é o de autoria do vereador Juca do Guaraná Filho (PT do B), que propõe o aumento do tempo de integração no transporte coletivo da Capital de 1 hora e 15 minutos para 2 horas e 30 minutos, também será apreciado pelos vereadores nesta quinta.
Manifestação na Câmara – Estudantes da Capital estão organizando por meio da rede social “Facebook”, uma manifestação nesta quarta-feira (26.06) pelas ruas da cidade em um ato contra corrupção e violência. O protesto terá início às 17h30 em frente à Prefeitura de Cuiabá.
Os manifestantes após o ato devem acampar em frente à Câmara Municipal para poder acompanhar a sessão desta quinta. Segundo os organizadores, o protesto deve contar com cerca de 5 mil pessoas
O objetivo dos manifestantes é pressionar os vereadores para o cumprimento da lei do passe livre e cobrar a extensão do benefício aos estudantes de pós-graduação. Eles devem cobrar ainda, uma nova redução da tarifa do transporte coletivo e melhorias do sistema de transporte.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).