26 de Novembro de 2024
26 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 29 de Março de 2023, 15:30 - A | A

Quarta-feira, 29 de Março de 2023, 15h:30 - A | A

pouco caso

Vereadoras criticam descaso do Governo com mulheres de VG; “Onde está olhar sensível da Virginia Mendes”

A parlamentar cobrou o "olhar sensível" da primeira-dama pelas causas sociais na cidade

Gislaine Morais/VGN

As vereadoras de Várzea Grande, Rosemary Souza Prado - popular Rosy Prado (União) e a professora Eucaris Arruda (MDB), participaram na manhã desta quarta-feira (29.03),de uma audiência pública na Câmara Municipal, para discutir temas para o avanço do debate sobre a violência contra à mulher, e criticaram a postura do governador Mauro Mendes (União), diante do pedido de uma Delegacia da Mulher 24 horas e um Instituto Médico Legal (IML) na cidade, que foi feito no ano passado e novamente neste ano.

De acordo com a Rosy Prado, o governador sequer devolveu um ofício sinalizando a questão da construção do IML ou delegacia 24 horas no município. Para a parlamentar, Mauro Mendes só se lembra de Várzea Grande, quando está precisando de votos durante campanha política.

A vereadora afirmou que a construção de ambas as instituições na cidade, são de responsabilidade do Governo Estadual, e não é aceitável o governador falar que é falta de dinheiro, pois segundo Rosy, o dinheiro para demanda já foi disponibilizado pelo senador Jayme Campos (União).

“Desculpe eu falar governador, mas em Várzea Grande, só lembram de nós, quando estão precisando de votos, pois tivemos uma audiência pública, há um ano, e o senhor sequer nos devolveu um ofício sinalizando a questão da construção do IML, ou da delegacia 24 horas. Não é por falta de dinheiro, mas não sai, o trem não anda”, frisou Prado.

A parlamentar citou ainda, a esposa do governador, a primeira-dama Virginia Mendes, que segundo Rosy Prado, usa muito as redes sociais para causas sociais, mas nunca usou para as mulheres várzea-grandense, vítimas de violência doméstica.

“Cadê o olhar da senhora, primeira-dama, para nossas mulheres, para Polícia Civil? Para nos dar esse apoio, cadê o olhar da senhora para cobrar do seu esposo?”, questionou.

Rosy Prado, em sua fala, disse que seria um recado para Virginia Mendes e Mauro, pedindo respostas pela indiferença com as causas de Várzea Grande, mesmo o casal sabendo, que o governador teve mais de 50% dos votos dos várzea-grandenses.

A parlamentar cobrou o "olhar sensível" da primeira-dama pelas causas sociais na cidade, lembrando que dos 315 mil habitantes de Várzea Grande, 53% são eleitoras mulheres. “Eu sigo e acompanho a senhora, e hoje (29), primeira-dama, a senhora deveria estar aqui conosco, ou no mínimo, ter encaminhado uma representante, se tivesse algo mais importante do que o que está sendo discutido nesta Câmara, uma delegacia 24 horas na cidade, assim como um IML. Precisamos de resposta da senhora e de seu esposo. Lutamos, mas tudo depende e está nas mãos do governador Mauro Mendes", concluiu Rosy Prado.

Quem também cobrou uma atitude do governador, foi a vereadora Eucaris, que lembrou que este seria o segundo pedido para construção da delegacia 24 horas e do IML, que de acordo com a parlamentar, é um direito mais que justo que a população várzea-grandense seja contemplada com a construção destas instituições.

A vereadora citou que na cidade, quantas mulheres sofrem violência doméstica, buscam ajuda e não encontram, principalmente à noite, período em que estão mais vulneráveis para serem espancadas e violentadas.

"Muitas vezes durante o dia, a vítima tem como recorrer à delegacia, no entanto, a noite é complicado. Imagina aquelas mulheres lá em bairros distantes, que muitas vezes não tem dinheiro nem para pagar o passe do transporte coletivo, imagina se deslocar de Várzea Grande para Cuiabá. Ela acaba pensando: "Prefiro ficar em casa apanhando. E nisso, ela está sendo violada dos seus direitos constitucionais. E o que nós estamos fazendo enquanto legisladores? Fechando os olhos".

Eucaris, questionou quantas vezes, elas [defensoras], vão precisar subir na tribuna para reivindicar esses direitos. "Então que possamos unir forças e pedir que Várzea Grande seja contemplada com todos os amparos, e principalmente na área da segurança pública. Estamos pedindo que contemple a população várzea-grandense, governador Mauro Mendes", finalizou a vereadora.

Leia também

Vereador pede apoio da PM e GM para inibir roubo de cabos que causam escuridão em VG

Outro lado -  De acordo com a primeira-dama Virginia Mendes, as vereadoras Rosemery Souza Prado e a professora Eucaris Arruda desconhecem as ações do Governo do Estado em Várzea Grande, onde em quatro anos de gestão ultrapassam R$ 1 bilhão de investimentos em obras estruturantes, recursos destinados ao social com programas pensados e idealizados por ela, investimentos na Saúde, Educação, Culturais, tudo pensado no bem estar da população.

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760