21 de Setembro de 2024
21 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2024, 15:06 - A | A

Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2024, 15h:06 - A | A

Sem danos

Vazamento de oxigênio em Hospital de Cuiabá causa nuvem de fumaça e assusta pacientes

Segundo o CBM, o gás não fornece risco à saúde humana, devido ao fato dele não ser inflamável ou tóxico

Angelica Gomes /VGN

Os pacientes e as pessoas que estavam nas proximidades do Hospital Santa Helena, em Cuiabá, se assustaram ao notarem uma grande quantidade de fumaça em uma área da unidade de saúde na manhã desta segunda-feira (12.02).

Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes foram acionadas às 10h30 para atender uma ocorrência de rompimento da válvula do reservatório de oxigênio. No local, realizaram os primeiros procedimentos para evitar danos maiores. Posteriormente, foi acionado o técnico responsável pela empresa que fornece o oxigênio, Waitt Martins, para prosseguimento dos trâmites necessários à ocorrência de vazamento.

Conforme informações apuradas pelo , apesar da visível quantidade de fumaça gerada pelo vazamento do elemento químico, não houve vítimas ou prejuízos materiais, e o hospital continuou seu funcionamento normal.

Segundo o CBM, o gás não fornece risco à saúde humana, devido ao fato dele não ser inflamável ou tóxico. Desta forma, não houve necessidade de isolamento da área, apenas afastar o público para a eficiência do serviço dos bombeiros no ato do atendimento.

Outro lado: Em nota informou que houve abertura da válvula de segurança do tanque que armazena o Oxigênio Líquido fornecido pela empresa White Martins e o evento não causou riscos aos que estavam no local. Portando, o atendimento no hospital não foi afetado, uma vez que a Central de Oxigênio já se encontra desconectada do hospital e em vias de retirada da instituição. 

Confira nota na íntegra: 

O Hospital Santa Helena vem através desta nota informar a respeito do ocorrido hoje pela manhã na central de Oxigênio, presente na instituição.

O ocorrido foi a abertura da válvula de segurança do tanque que armazena o Oxigênio Líquido fornecido pela empresa White Martins. Esta válvula de segurança se mostrou eficaz em proteger o tanque de qualquer incidente envolvendo o aumento de pressão interna no tanque.

Apesar de ser um evento que chama a atenção, pelo volume e a névoa de gás não-inflamável liberado, está mostrando que o sistema de proteção operou exatamente como deveria. Refutamos qualquer interpretação como sendo de princípio de incêndio ou algo do gênero.

A empresa responsável (White Martins) pelo fornecimento e manutenção, foi acionada imediatamente ao ocorrido e acompanhou em loco o procedimento de alívio até seu completo término.

Também informamos que o atendimento no hospital não foi afetado, uma vez que a Central de Oxigênio já se encontra desconectada do hospital e em vias de retirada da instituição.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760