Os várzea-grandenses madrugaram na fila em frente à Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande nesta segunda-feira (19.09), para garantir vaga no curso de técnico de enfermagem ofertado pelo “Programa Qualifica + VG”. Com apenas 30 vagas, a previsão é que o curso tenha recorde de inscrições.
A moradora Georgina Correia da Costa chegou às 4h40 para garantir uma vaga. Ela que já atua na área como cuidadora, classificou como fundamental o curso ofertado de maneira gratuita.
“A importância é eu mesma assinar pelos projetos que já tenho, é uma oportunidade muito boa para eu poder concluir com o curso gratuito de qualidade. Esse curso é fundamental para comunidade várzea-grandense. Eu já trabalho na área, estou como cuidadora com todos os cursos ativos, injetáveis, primeiros-socorros, então preciso do Coren ativo e abracei essa oportunidade”, disse Georgina.
É um curso visado e às vezes não temos oportunidade de fazer por questões financeiras
Leia também: Candidata quer impedir Bolsonaro de usar funeral da rainha Elizabeth II na campanha eleitoral
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira destacou em entrevista ao , que o “Qualifica + VG” busca ampliar as oportunidades de emprego e dar mais autonomia.
“Esse programa só é possível porque temos diversos parceiros e neste semestre outros cursos começam a ser ofertados como de hoje que é o curso técnico de enfermagem, com duração de 2 anos. O que é importante é um curso executado pelo Senac, um curso de qualidade, ofertado de maneira gratuita para a população”, contou a secretária.
Segundo a secretária, no primeiro semestre o Qualifica + VG” ofertou mais de 80 cursos, sendo que mais de 2 mil pessoas foram qualificadas''. Ela destaca que os cursos têm como foco os munícipes de Várzea Grande.
“O nosso município, então, cada curso tem seu pré-requisito, neste caso, o pré-requisito é ser maior de 17 anos, estar cursando no mínimo o 2º ano do ensino médio, trazer documentos pessoais. Cada curso tem um pré-requisito conforme a instituição que executa. Temos o Senai executando o curso, o Senac”, disse a secretária.
O programa conta com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Assistência Social; SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); SENAI (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial); CDL (Câmara de Diretores Lojistas); IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); SESI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); com apoio do GAAT (Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras) e também com a participação da União Várzea-grandense de Bairros – UNIVAB.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).