Foi realizada na noite de ontem (31.05) na Câmara de Vereadores de Várzea Grande, a audiência pública para a implantação da primeira universidade pública para a região da baixada cuiabana, a Unemat.
Várzea Grande é um dos 13 municípios que compõe a região da baixada. Composta pelos municípios de Cuiabá, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Alto Araguaia entre outros.
De acordo com o articulador da audiência e um dos principais defensores da Universidade em Várzea Grande, o vereador Wilton Coelho- o Wiltinho (PR), o objetivo da audiência é mostrar ao governador Silval Barbosa (PMDB) e ao reitor da Unemat que Várzea Grande é uma cidade viável para a vinda da universidade.
“Só precisamos da confirmação do governador Silval Barbosa e do reitor da universidade para a implantação da Unemat em Várzea Grande. Nosso prefeito está lutando para isso, nós estamos acreditando que esse sonho dos alunos várzea-grandenses será realizado. Vamos construir juntos nessa luta o sonho dos várzea-grandenses”, destacou o vereador.
Wiltinho informou que a discussão é se o centro universitário será construído em Cuiabá ou Várzea Grande. De acordo com ele, a capital ainda não demonstrou interesse para a vinda da universidade pública.
“Cuiabá não mostrou interesse em trazer a Unemat para a capital. Eu não vi manifestação de ninguém em Cuiabá”, disse o vereador, e informou que Várzea Grande conta com 70 mil alunos, desses, três mil são alunos que cursam o ensino médio.
O secretário de Assuntos Estratégicos, Yenes Jesus Magalhães, representando o prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli (PSD), disse que a região onde será implantada a Unemat é a do Chapéu do Sol, nas proximidades do bairro Jardim dos Ipês. Conforme Yenes, é uma nova área em desenvolvimento, pois será construída a UFMT e IFMT e ainda a fábrica de Biodiesel. Ele disse também, que no local em breve será consolidado o parque tecnológico.
“Já temos a área onde será construída a primeira universidade pública em Várzea Grande. Com isso, traz garantia do desenvolvimento de forma sustentável para o município. Vamos continuar juntos nessa luta para trazer a Unemat para Várzea Grande, a universidade é o sonho dos várzea-grandenses”, declarou o secretário.
De acordo com o idealizador da vinda da Unemat para a baixada Cuiabana, o deputado Estadual Emanuel Pinheiro (PR), informou que somente a região da baixada Cuiabana é composta por 20 mil jovens. Ele informou que 100% dos estudantes que chegam à universidade privada, apenas 20% concluem o curso superior, devido às condições financeiras.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).