10 de Novembro de 2024
10 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2022, 08:03 - A | A

Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2022, 08h:03 - A | A

antiga gripe suína

UPA do Ipase registra aumento no atendimento de jovens com H1N1; dois morreram

Morreram com H1N1 um paciente de 34 anos e uma de 27 anos

Adriana Assunção/VGN

Duas pessoas que estivaram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase, em Várzea Grande, morreram de H1N1,  na última semana. As vítimas do vírus foram um homem de 34 anos e uma jovem de 27 anos. A informação é do médico responsável técnico, Anderson Torres.

“Recentemente, na semana anterior, tivemos dois casos bem específico de H1N1, um paciente jovem de 34 anos, que veio a óbito aqui na unidade, em decorrência dessa patologia. Tivemos outra paciente jovem de 27 anos com os mesmos sintomas, sendo negativo para Covid, suspeitamos também de H1N1. A tomografia apresentava sintomas característicos. Ela foi enviada para o Pronto-Socorro de Cuiabá, para uma UTI de isolamento, onde foi confirmado estar com H1N1 também. Ela veio a óbito também”, disse Anderson.

Torres, não revelou os nomes dos pacientes em razão do sigilo médico. Contudo, alertou que tiveram aumento de atendimento entre pacientes jovens com a gripe H1N1, antiga gripe suína, na unidade.

Especialmente sobre o paciente de 34 anos, o médico observou que os sintomas são parecidos com da Covid. “O paciente que vinha apresentando sintomas gripais, pneumonia, algumas alterações na respiração, como desconforto, a sintomatologia parecida com a do Covid. Fizemos inúmeros testes de Covid nesse paciente, todos negativos, foi solicitado a tomografia de tórax, foi característica para inflamação infecciosa viral e bacteriana, sendo uma inflamação mista, e, esse paciente evoluiu para uma franca insuficiência respiratória. Ele foi intubado aqui na unidade e em decorrência dessa intubação o paciente não teve uma melhora no quadro clinico e veio a óbito.”

ORIENTAÇÃO – Torres respondeu ao em qual o momento o paciente deve procurar um médico, diante de sintomas que se confundem com a Covid-19, arbovirose, influenza e até dengue. Estão, entre os sintomas, febre, dor no corpo, dor de cabeça, diarréia, náusea, vômito e dores nos olhos. “Deve procurar um médico naquele momento que o paciente tem febre recorrente, refratária a qualquer tipo de analgésico e antipirético. O que é refratário a esses tipos de medicamentos, a pessoa provavelmente tem um analgésico em casa, uma dipirona, um paracetamol, ele sentiu uma febre, dor no corpo, tomou medicamento e não melhorou, com certeza tem que recorrer ao médico”, disse Anderson.

Contudo, o paciente que está apresentando um resfriado comum, um espirro, nariz escorrendo, dor na face parecida com sintomas da sinusite e não tenha febre, o médico recomenda: “que observe se os sintomas vão passar de três a quatro dias, depois, procure atendimento para fazer os exames pertinentes a patologia.”

VACINAÇÃO - Anderson Torres destacou que a vacinação está disponível na unidade, nas policlínicas e toda rede básica. Segundo ele, as vacinas estão tendo pouca procura tanto de H1N1, como para Covid-149.

“Aqui na Upa do Ipase em Várzea Grande, temos um posto de vacinação, instalado com todas as vacinas. Nesse posto em frente a UPA oferecemos vacina de H1N1, da Influenza e vacina do Covid-19. A vacina de H1N1 está disponível par todos, não há uma faixa etária específica. Tem vacina para todos”, disse o médico.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760