O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu a mais de 47 mil chamados em Mato Grosso somente em 2024 — uma média de 128 ocorrências por dia —, conforme dados divulgados pela TV Paiaguás na segunda-feira (14.04). No entanto, desse total, 3.427 ligações foram trotes, o que representa 7,2% das ocorrências.
Além de desperdiçarem recursos públicos, os trotes comprometem o trabalho das equipes. Em um dos casos, o SAMU foi acionado para atender a uma falsa denúncia de bomba em um prédio localizado no centro de Cuiabá, por volta das 14h ou 15h — horário de grande movimentação.
A ocorrência mobilizou duas ambulâncias do SAMU, além de equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros (CBM-MT) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer). Foram cerca de duas horas de trabalho até que se constatasse tratar-se de um trote.
O SAMU reforça que o serviço deve ser acionado apenas em situações reais de urgência e emergência, como acidentes com trauma (capotamentos, colisões, quedas de moto), ou em casos clínicos graves, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio (IAM).
Vale lembrar que trotes envolvendo serviços de emergência são considerados crimes, previstos no Código Penal Brasileiro, com pena de um a três anos de reclusão, além de multa.
Leia também - Programa de renegociação das dívidas dos Estados começa nesta terça (15)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).