26 de Novembro de 2024
26 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 03 de Março de 2021, 10:10 - A | A

Quarta-feira, 03 de Março de 2021, 10h:10 - A | A

Impositivo

Toque de recolher começa hoje em todo Estado; cuiabanos não sabem “qual decreto seguir”

Os cuiabanos estão "perdidos", sem saber qual dos decretos devem seguir, se do Governo com toque de recolher as 21 horas ou se do prefeito com toque de recolher as 23 horas.

Rojane Marta/VG Notícias

Divulgação

toque de recolher

O toque de recolher começa hoje em todo Estado

 

Começa hoje (03.03) em todo Mato Grosso o toque de recolher, que segundo a medida adotada pelo governador Mauro Mendes (DEM), é impositivo a todos os munícipios do Estado. O horário estipulado pelo Governo para o mini-lockdown é a partir das 21 horas, sob pena de quem for pego furando a medida, ser multado em R$ 500 no caso de pessoa física e de R$ 10 mil em caso de pessoa jurídica.

No entanto, em Cuiabá a população está perdida, sem saber qual decreto deve seguir, já que na Capital, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) foi contra as medidas de Mendes e adotou toque de recolher a partir das 23 horas.

Leia Mais:

Confira Lei que multa quem descumprir medidas do Governo contra Covid-19

Emanuel afirma que tem autonomia e impõe toque de recolher a partir das 23 horas em Cuiabá

Prefeituras pedem flexibilização de medidas do Governo e querem funcionamento do comércio até 21 horas

Ao oticias, a assessoria de Cuiabá explicou que o Supremo Tribunal Federal (STF) deu autonomia ao prefeito para decidir as medidas a serem adotadas no âmbito municipal, ou seja, conforme a assessoria, os cuiabanos devem seguir o decreto do prefeito Emanuel Pinheiro.

Ainda, segundo a assessoria do município, o Decreto 8.340, que dentre outras medidas de combate ao coronavírus estipula o toque de recolher, “evidencia a competência municipal para dispor sobre as ações sanitárias em seu território”.

Para editar o decreto, o prefeito também se baseou na Súmula Vinculante 38, do Supremo Tribunal Federal, que estabelece que é de competência do município fixar horário de funcionamento de estabelecimento comercial”.

Já a assessoria do Governo do Estado disse à reportagem do oticias que “caberá ao Ministério Público e ao Judiciário decidir o que deverá prevalecer na cidade de Cuiabá”.

E em nota, divulgada ontem (02), o Governo lamentou “a forma como a Prefeitura de Cuiabá politiza e trata a situação da Covid-19”.

“Hoje, Mato Grosso tem 88% das vagas de UTIs no Estado ocupadas e alcançou a marca de 253.783 casos e 5.864 óbitos. Quando Cuiabá registrou o primeiro caso de coronavírus, há exato um ano, a decisão da Prefeitura de Cuiabá foi de fechar tudo e instaurar um lockdown total no município. Agora, com um cenário crítico, a decisão foi flexibilizar. Infelizmente, o prefeito continua cometendo erros, mostrando total despreparo e irresponsabilidade, o que poderá provocar a morte de muitos cuiabanos” cita nota.

 

 
 
 
 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760