O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) para os servidores da área do socioeducativo é contínuo e beneficiam consequentemente, os adolescentes em medida socioeducativo. Exemplo disso é a realização da Oficina Dinâmica de Legos, promovida pela Gerência de Educação e Formação Profissional do Adolescente em parceira com a Gerência de Socioeducação.
A ação, que encontrou respaldo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), começou na quinta (17.11) e foi encerrada nesta sexta (18). Ministrada pela assistente social do IFMT, Karla Reuter, a oficina tem por objetivo trabalhar de forma lúdica temas como: objetivos da vida, autoestima e socialização por meio da educação.
“Todo o trabalho foi realizado em duas etapas. A primeira, com os servidores, visando a sensibilização ao projeto. Já a segunda, envolveu os adolescentes da Unidade de Internação Masculina Provisória, com dinâmica para resgate da história do indivíduo, através de trocas de experiência”, explica Edson Cruz, superintendente do Socioeducativo.
O adjunto de Justiça da Sejudh, Enéas Corrêa Figueiredo Júnior, enfatiza que “antes de pensar em punições, a sociedade deve fazer uma reflexão sobre sua atuação no auxílio dos adolescentes em medida socioeducativa”. De acordo com o gestor, a Sejudh atende o sistema de proteção integral do adolescente, previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), trabalho que revela uma preocupação em socioeducar e ressocializar tais agentes.
“Contudo, nada disso seria possível se nós não envolvêssemos nossos servidores nestas ações, daí a importância da capacitação de nossos colaboradores”, conclui o adjunto de Justiça.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).