Os servidores da saúde denunciaram ao nesta sexta-feira (29.12) que o Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos (CDMIC) está sendo sucateado, acusando intervenção de realizar “manobras” para ocultar a falta de medicamentos. Segundo a denúncia, medicamentos e ares-condicionados estão sendo enviados às pressas para as unidades de saúde antes do término do período interventivo, que se encerra neste domingo (31.12).
“Eles não pagaram os fornecedores de medicamentos e o pouco que tinham, enviaram para as unidades, para esconder o desfalque. Não há medicamentos no CDMIC”, informou a denúncia.
Segundo a denúncia, uma unidade 24 horas atende, em média, de 250 a 400 pessoas, e afirmam ser insuficiente a quantidade de medicamentos enviados, considerando que as unidades precisam ser abastecidas três vezes na semana, em média. Uma foto de medicamentos sendo transportados de forma improvisada para a Upa Morada do Outro foi enviada ao . No entanto, continuam em falta nas Upas medicamentos como cefalexina, noripurum, anti-inflamatório, soro, entre outros, assim como abocath.
Em áudio atribuído à secretária-adjunta de Atenção Primária, Catarina Célia de Araújo Amorim, nomeada pela interventora Danielle Bertucini, ela pede que as unidades de saúde que tenham homens ajudem a descarregar os caminhões e cadastrem os itens como patrimônio.
“Hoje vai ser bem corrido, peço que nos ajudem se chegar caminhão, carro na unidade com material e equipamentos, nos deem uma mão para deixar tudo já patrimoniado com vocês. Os ares-condicionados que recebemos da básica essa semana vou dar prioridade começando pela dispensação para as salas de vacinas, depois farmácias, consultórios, recepção. Quem tiver funcionário do sexo masculino que puder nos ajudar nessa tarefa, eu agradeço”, cita trecho do áudio.
Ela orienta os servidores a colocarem o nome da unidade e especificar a sala de vacina. Segundo ela, hoje não é dia de reparo, mas de entrega de aparelhos novos, sem precisar especificar a potência do ar: “Aí um vai copiando e colando, copiando e colando, faz a lista das unidades que facilita para Renata fazer a CI para distribuir”, cita trecho de outro áudio.
Leia também: Paróquia Nossa Senhora da Guia, patrimônio histórico, receberá investimento de R$ 2,1 milhões para restauração
Conforme a lista a que o teve acesso, serão instalados ar-condicionado em salas pontuais na unidade do Nova Esperança, no Centro de Saúde Dom Aquino, do Industriário, nas extensões Barreiro Branco e Coxipó do Ouro. Constata-se ainda que há uma “correria” para instalar na USF São João Del Rey e Novo Milênio, bem como em unidades do Residencial Coxipó, Pedra 90, na Clínica da Família CPA I, USF CPA3, na USF Renascer; USF Dr. Fábio, na USF Altos da Serra, USF Pedregal 2, na unidade do Jockey Club, na Ilza Picolli e em outras unidades.
Outro lado - O não conseguiu contato com a defesa da servidora Catarina Célia de Araújo Amorim. Também não tivemos retorno da assessoria do Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).