Servidores da rede municipal de Educação de Várzea Grande denunciam que o prefeito Walace Guimarães (PMDB) acabou com o programa federal “Mais Educação” no município, deixando vários alunos da rede sem as atividades educativas.
Conforme a denúncia, várias escolas municipais terão as atividades do programa “Mais Educação” encerradas neste mês (junho) e quando retornarem das férias, após a Copa do Mundo, não encontrarão as atividades extracurriculares.
De acordo com a denúncia, a decisão de encerrar as atividades extracurriculares, teria partido do secretário municipal de Educação, Jonas Sebastião, e acatada pelo prefeito.
Outro Lado – Em entrevista ao VG Notícias, o secretário de Educação, Jonas Sebastião, disse que o programa não foi encerrado no município, e sim suspenso. Segundo ele, o motivo da suspensão é que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está deixando de repassar os recursos para investir no programa.
“Estamos desde o mês de fevereiro sem receber o recurso. Decidimos em conjunto com o prefeito suspender o programa e assim pressionar o FNDE para repassar o recurso. Nestes meses que o FNDE não repassou o recurso, a Prefeitura bancou, com recurso próprio, todas as despesas do programa Mais Educação. Como não temos recurso para pagar a execução do programa, decidimos suspender até que tudo seja resolvido”, afirmou o secretário.
De acordo com Jonas, o FNDE tem que repassar mensalmente cerca de R$ 200 mil para o município investir no programa. Com o recurso, a Prefeitura paga monitores do programa, faz aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes.
“Acredito que resolveremos este impasse dentro dos próximos dias, e a partir disso vamos reiniciar o programa Mais Educação”, garantiu Jonas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).