O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, é eleito por unanimidade como presidente da Corte de Contas para o biênio 2024/2025. Já o conselheiro Guilherme Antônio Maluf assume como vice-presidente.
Em discurso, Sérgio Ricardo agradeceu os votos e a oportunidade de torná-lo presidente da Corte. Ela enfatizou sua frase preferida: “nunca seja arrogante com os humildes, mas nunca seja humilde com os arrogantes.”
“Eu quero aqui, fazer um trabalho nesses dois anos, continuar o trabalho que eu já faço, amigo de todos, companheiro de todos, alma tranquila, alma leve, feliz, sorridente, assim que eu quero tocar a vida, trabalhando infinitamente todos os dias. Temos que pensar muito em ajudar o próximo, ser amigo de todo mundo, ter humildade”, declarou Sérgio Ricardo.
O conselheiro Guilherme Maluf afirmou que a equipe do TCE é muito boa e demonstrou confiança no avanço do Tribunal “como um dos melhores do país” sob a presidência de Sérgio Ricardo. “O maior patrimônio deste Tribunal é sua equipe. Estarei aqui para lhe ajudar como vice-presidente nas horas boas, nas sugestões e nas críticas porque é assim que companheiro faz: não é só dizendo amém não.”
O conselheiro Antônio Joaquim destacou a resistência da equipe técnica, mesmo no período em que foram afastados na “marra” do Tribunal. A declaração é em relação à decisão que afastou cinco conselheiros em setembro de 2017.
“Houve a luta da equipe técnica de ter a continuidade que tinha, mesmo nós afastados, de costas para o Tribunal, na marra. Ausentes, proibidos de pisar aqui: uma violência. Não podemos esquecer, não é questão de ter mágoa, é questão de não esquecer”, afirmou Antônio Joaquim.
O retorno dos conselheiros Valter Albano, Antônio Joaquim, José Carlos Novelli, Waldir Júlio Teis e Sérgio Ricardo aconteceu somente em fevereiro de 2021.
Antônio Joaquim destacou a coragem do conselheiro Gonçalo Domingo de Campos Neto, que enfrentou a crise à época, bem como, Guilherme Maluf pelo resgate do Tribunal e retorno "triunfal" dos membros com reconhecimento nacional, diante de um momento de injustiça.
“Quero cumprimentar o conselheiro Domingos Neto pela coragem de enfrentar, de conduzir aquela crise enorme que ocorreu. Na sequência, com a chegada do conselheiro Maluf, que também conseguiu preencher os espaços que tinham para ser preenchidos e preenchidos de forma adequada. Fez uma bela gestão. E com o retorno. Esse retorno foi fantástico, retornamos com um espírito ainda maior de confraternização e de comprometimento com a instituição.”
Já o conselheiro José Carlos Novelli não segurou a emoção pela avaliação positiva do Tribunal. “Se tem uma coisa que consegui vencer nesta fase da minha vida foi a vaidade e realmente fiquei bastante emocionado. (...) Fico muito feliz dessa avaliação tão positiva do nosso Tribunal.”
Leia também: TCE/MT elege nova Mesa Diretora nesta terça-feira (7)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).