Pais, responsáveis e alunos maiores de 18 anos que tentaram acessar o sistema “Matrícula Web” da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) na manhã desta quinta-feira (14.01), para confirmar a efetivação das matrículas na rede estadual de ensino se depararam com o sistema travado e lento, a culpa, segundo o secretário-adjunto de Política Educacional da Seduc/MT, Gilberto Fraga de Melo, é da operadora Oi Telefonia.
De acordo com o secretário-adjunto o sistema está operando abaixo da capacidade contratada pelo Governo, sendo que era para funcionar 100 megabytes e está operando com apenas 30.
“A capacidade que estabelecemos para prestar esse atendimento era de 100 megabytes, mas estamos com apenas 30 megabytes. A Secretaria está reunida neste momento com a operadora responsável, a Oi, para saber o porquê que caiu significativamente o valor programado. Pois, nós temos um pacote de 100 megabytes e de uma hora para outro o sistema passou a operar com 30 megabytes, o que dificultou o acesso das pessoas, principalmente nas primeiras horas desta quinta-feira” declarou em entrevista ao VG Notícias.
Conforme Gilberto o sistema começou a normalizar no período da tarde. “Neste instante o sistema já está em fase de normalização, não estou dizendo que está normalizado, mas sim caminhando para normalizar, para que até o final do dia ele volte a capacidade máxima. Então nós tivemos um problema com a operadora, e com isso, nós tivemos uma redução da disponibilidade do nosso link” contou.
Mesmo diante da dificuldade em acessar o sistema, o secretário-adjunto afirma que foram efetuadas uma média de duas mil matrículas por hora.
“Das oito às 14 horas nós tivemos 12 mil matrículas, o que significa que de fato algumas pessoas estão tendo dificuldade, mas em nenhum instante tivemos a total inoperância do sistema. Esta aí a prova disso, 12 mil matrículas em apenas seis horas, pois, o sistema começou a funcionar exatamente as 08 horas da manhã desta quinta, conforme prometido” enfatizou.
Segundo ele, algumas escolas já até encerraram as matrículas por terem preenchido o número de vagas ofertadas. “Algumas escolas inclusive, nós já temos matrículas encerradas. Como é o caso da Escola Souza Bandeira, em Cuiabá que foi a primeira a ter as matrículas encerradas, ela disponibilizou 178 vagas, e no relatório emitido às 10 horas da manhã ela já havia preenchido essas vagas. A procura das escolas consideradas referências foi que provocou essa corrida no início da manhã o que originou o pico no sistema e ele não suportou” explicou.
Gilberto afirmou que não faltarão vagas no Estado. “Se estamos até agora com 12 mil solicitações feitas, e ainda que se chegue na quantia média imaginada que é de 20 mil solicitação por dia, dá para afirmar que as pessoas podem até não encontrar a vaga na escola desejada, mas não faltarão vagas, pois estamos disponibilizando 115 mil vagas em todo o Estado. Como a matrícula vai até o dia 19, e nossa média diária é de 20 mil, estamos dentro da média. O que significa que a população terá a sua disponibilização o número de vagas conforme imaginamos que seria necessária, repito, pode não ser na escola desejada” alertou.
Várzea Grande – Conforme o secretário-adjunto, para Várzea Grande foi disponibilizadas aproximadamente 12 mil vagas, e ainda nenhuma escola do município finalizou, ou seja, ainda há vagas nas escolas. “No período da manhã a escola mais acionada de Várzea Grande foi a Pedro Gardés, tínhamos disponibilizado 234 vagas e já tinha sido preenchidas 157, e a Adalgisa de Barros tínhamos disponibilizado 431 vagas e no período da manhã haviam sido solicitadas 203 vagas” concluiu.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).