02 de Dezembro de 2024
02 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021, 13:30 - A | A

Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021, 13h:30 - A | A

saúde

Secretários tentam convencer Ministério da Saúde a retomar vacinação de adolescentes

Gilberto ainda falou sobre a desativação de leitos no Hospital São Benedito

Lucione Nazareth & Kleyton Agostinho/VGN

VGN / VG Notícias

Gilberto Figueiredo

 Gilberto ainda falou sobre a desativação de leitos no Hospital São Benedito

 

 

 

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse na manhã de hoje (20.09) que os secretários estaduais e municipais de Saúde estão se unindo para tentar convencer o Ministério da Saúde a recuar na recomendação de não vacinar adolescentes acima de 12 anos sem comorbidade, contra a Covid-19.

Segundo ele, um dos principais argumentos para retorno da imunização dos adolescentes sem comorbidades é que não existe nenhuma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contrária à vacinação deste público.

Leia Mais - Ministério da Saúde recua e retira adolescentes sem comorbidades da lista de vacinação contra Covid-19

Gilberto ainda destacou que a pandemia não acabou ainda e que a população precisa continuar seguindo as recomendações de biossegurança, mesmo aqueles que já foram vacinados.

“Precisamos estar todos atentos a isso. A pandemia existe e continua infectando pessoas que já foram inclusive imunizadas. É importante que tenha uma cobertura vacinal acima de 70% da população brasileira e que a gente continue atento a todas as medidas não farmacológicas”, alertou o gestor.

Sobre a desativação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal São Benedito, Gilberto disse que o hospital é referência em UTIs Neurológicas e por isso “nada mais correto do que nesse momento desativar os leitos que não são mais necessários e ativar os leitos que existiam antes da pandemia”. 

Leia Também - Estado bloqueia leitos de UTI da Covid no Hospital São Benedito; Pinheiro se "revolta"

Conforme o gestor, o Governo do Estado não vai ficar pagando por leitos desocupados desnecessariamente, e que hoje Mato Grosso dispõe de 254 leitos de UTI livres somente na Baixada Cuiabana.

“O Governo do Estado não vai ficar pagando por leitos desocupados desnecessariamente até porque tem dúvida de como o dinheiro é aplicado. Não falta leito para a população. Quem patrocina os leitos é o Governo Federal e o Governo do Estado. Se o prefeito quiser manter os leitos funcionando que arque com os custos também, mas não há essa necessidade”, disse.

O secretário contou ainda que o Governo do Estado deseja que a Prefeitura de Cuiabá reative os leitos UTI com especialidade neurológica.

“Então não há do que o prefeito reclamar. O prefeito devia agradecer mais de um ano de funcionamento da Arena Pantanal (atendimento de diagnóstico de Covid) custeado pelo Governo do Estado que era uma obrigação do município, mas o município não fez. Está na hora dele assumir as responsabilidades pela atenção básica de saúde no município”, finalizou.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760