O secretário de Estado de Saúde (SES/MT), Gilberto Figueiredo, afirmou na manhã desta segunda-feira (01.03) que o aumento dos casos de Covid-19 (coronavírus) e de óbitos em Mato Grosso estão ligados à variante do novo coronavírus detectada no Reino Unido e que está circulando em vários municípios do Estado. A nova cepa foi detectada em Cuiabá e no município de Primavera do Leste.
“Foi detectado nova variante do coronavírus no município de Cuiabá e no município de Primavera do Leste. Lógico que os estudos que são realizados pelo Governo Federal, não abarcam as amostras de todos os municípios. Então, muito provavelmente essas variantes já devem estar circulando em outros cidades de Mato Grosso. Isso mostra o avanço de infecção nos municípios”, declarou o secretário.
Segundo Figueiredo, a nova cepa tem de 30% a 40% maior de capacidade de infectar uma pessoa, como também possui alta índice de evolução da doença para casos de óbitos.
“Ela também enseja um crescimento de aproximadamente de 30% a 40% de óbitos, ou seja, ela é mais nociva e mais infectante. Daí a necessidade de atender o chamamento que estamos fazendo. Muitos poderão neste momento não dar valor a essa convocação e não irão atender e não vão ter assistência hospitalar para sobreviver”, alertou o gestor recomendando que a população evite aglomerações e siga as recomendações sanitárias.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).