Depois de anos de reivindicação e de várias promessas não cumpridas por antigos gestores, o concurso da Guarda Municipal de Várzea Grande, um dos mais almejados pelos jovens várzea-grandenses, deve ser lançado até o final deste ano. A informação é do secretário da Defesa Social do município, Alessandro Ferreira da Silva.
De acordo com Alessandro, já está em andamento a criação da comissão para alinhar o edital e definir a data, pois segundo ele, o concurso deve ser iniciado ainda em 2023, com a previsão do curso de formação no início de 2024.
Em relação ao quantitativo de vagas, Alessandro disse que a expectativa é de pelo menos 50 vagas imediatas, além de algumas vagas para cadastro reserva. Segundo ele, o intuito é melhorar o efetivo da Guarda Municipal.
Em entrevista ao , o comandante da GM, Alisson Baracat, declarou que o pedido para a realização do concurso é uma reivindicação antiga do Sindicato dos agentes, e também uma promessa de campanha do prefeito Kalil Baracat (MDB), que entendeu que com mais agentes nas ruas a categoria poderá atender de pronto as demandas da população várzea-grandense.
O último concurso da Guarda Municipal aconteceu no ano de 2011, onde a turma foi chamada em 2012. A assessoria informou que a GM conta com 132 servidores.
Para aqueles interessados em ingressar na carreira de Guarda Municipal, os requisitos mínimos são ter nacionalidade brasileira, gozar dos direitos políticos, quitação com as obrigações militares e eleitorais e nível médio completo de escolaridade, além de 21 anos completos até o início do curso de formação e máxima de 35 anos até a data final para inscrição do concurso público.
Os candidatos (as) devem ter estatura mínima de 1,60 para mulheres e 1,65 para homens. Devem também obter aprovação nos exames médicos, toxicológico, aptidão física, mental e psicológica compatíveis com a atividade de policiamento e segurança pública municipal e não ter sofrido condenação criminal com pena privativa da liberdade ou qualquer condenação incompatível com a função de segurança pública. O interessado deve, ainda, possuir Carteira Nacional de Habilitação – CNH, no mínimo, na categoria “AB”.
O concurso público para o cargo de Guarda Municipal será constituído das seguintes etapas, a primeira em caráter eliminatório e classificatório, composta por prova escrita objetiva (de conhecimentos gerais e específicos) e redação, sendo a segunda etapa todas as eliminatórias. “Primeira fase - exame de saúde e toxicológico, segunda fase - avaliação psicológica, na forma prevista em edital e terceira fase - Teste de Aptidão Física (TAF)”. A terceira e última etapa, consistirá em duas fases, investigação social e documental, de caráter eliminatório e curso de formação para Guarda Municipal, oferecido pelo município de Várzea Grande, de caráter eliminatório e classificatório.
Para o curso de formação previsto na terceira etapa do concurso, os candidatos tomarão posse precária como aluno da Guarda Municipal, em cargo temporário específico, criado nos quadros da Secretaria Municipal responsável pela política de segurança pública do município, em quantidade de número de vagas igual ao previsto no edital do concurso.
“Ao ser matriculado no curso de formação de Guarda Municipal, a remuneração do candidato se dará por ajuda de custo, no valor de 70% (setenta por cento) do subsídio do cargo de Guarda Municipal – Classe Inicial, nível I, enquanto durar o curso, recebendo o candidato a denominação de aluno do curso de formação da Guarda Municipal”, diz trecho do Estatuto de reestruturação da Instituição.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).