O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse nesta segunda-feira (21.02) que não vê problema na implantação na modalidade "delivery" para levar vacinas contra Covid-19 até a casa da população, e que inclusive alguns municípios de Mato Grosso vêm adotando o modelo.
Na semana passada a deputada estadual Janaina Riva (MDB) sugeriu para que o Governo do Estado e os municípios adotem medidas em conjunto para facilitar a vacinação contra Covid-19, entre elas usar a modalidade "delivery".
Na manhã de hoje, Gilberto Figueiredo afirmou que o modelo já vem sendo adotado em alguns municípios — sendo mais uma forma do Poder Público conseguir convencer as pessoas a se vacinarem, assim como ampliar a possibilidade de imunização.
“Tem município que já está fazendo isso. Tem município com unidade móvel percorrendo bairros com alto-falante. Quando nós falamos de buscar alternativa em estratégia da Saúde da Família é visitar os lares mesmo. Não tem nada de errado neste tipo de sugestão. É o que precisamos fazer. Inicialmente de forma passiva as pessoas procuraram as unidades de saúde. Mas, depois os Poderes Públicos precisam de alguma forma encontrar o cidadão e convencê-lo a se vacinar”, declarou o gestor.
Segundo ele, nesta última semana, houve um aumento na procura pela vacina contra o coronavírus, principalmente em relação ao público infantil. Figueiredo revelou que esse aumento é resultado das campanhas de vacinação desenvolvidos pelos municípios e também pela atuação em conjunto dos secretários de saúde e de educação nas unidades educacionais.
Ainda, segundo ele, a alta procura fez com que reduzisse o estoque de vacinas de 600 mil doses para pouco mais de 300 mil doses em uma semana.
Leia Também - Janaina sugere ao Governo usar modalidade "delivery" para levar vacinas à população de MT
Prefeito avisa deputada que “vacina não é igual comida” por sugerir vacinação delivery
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).