29 de Novembro de 2024
29 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022, 10:32 - A | A

Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022, 10h:32 - A | A

Monitoramento

Secretária aguarda relatório final sobre riscos em Chapada e descarta inundação no Manso

“Está muito abaixo do nível”, declarou Mauren, em relação ao Manso

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti retornou das férias com a missão de monitorar o risco em diversos pontos turísticos de Mato Grosso, entre eles, os paredões e cachoeiras do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, situado em Vila Bela da Santíssima Trindade, bem como, o risco de inundação na barragem do Rio Manso.

Mauren Lazzaretti em entrevista à imprensa nessa segunda-feira (17.01) confirmou o risco de desprendimento de rochas, alagamentos, deslizamentos ou inundações caso registrem chuvas intensas nestas regiões. “Em Chapada as nossas equipes ainda não entregaram o relatório final, preciso aguardar. Eles estavam fazendo a vistoria. O risco de inundação, a Sema só dá o alerta após relatório da Defesa Civil, ela monitora e lança”, contou a secretária.

Segundo a secretária, a vistoria realizada pelo Governo não foi influenciada pelo imenso pedaço dos cânions de Capitólio, que se soltou e matou 10 turistas no Lago de Furnas. Lazzaretti evitou avaliar se a tragédia poderia ser evitada, neste caso, ela orienta as pessoas a não ficarem tão próximas a estes locais e a se afastarem no primeiro sinal.

Leia mais: Deslizamento próximo ao Portão do Inferno gera cobranças por estudos mais aprofundados sobre riscos

“Toda vez que você tem aquele tipo de formação rochosa tem um risco, isso é natural, Chapada tem bastante, então é natural fazer esse monitoramento. A gente faz e às vezes vocês nem sabem. É óbvio que quando você tem chuva intensa por um longo período, as equipes vão por alerta, até para ter garantia”, relatou a secretária.

Risco sempre tem, isso é natural, mesmo quando não tem ocupação humana isso acontece, agora o quanto terá de risco isso depende do monitoramento

Ainda em relação às cachoeiras de Chapada, Lazzaretti afirmou não ter conhecimento sobre risco e explicou que algumas são monitoradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio): “Não, não recebi nenhuma informação afirmativa e nem que não tenha, preciso avaliar e não são todas que a gente monitora, tem algumas que são o ICMBio.”

Porém, em relação ao Manso, a secretária informou que o nível está muito abaixo, portanto, não há risco de inundação. “Estive lá semana passada e está muito abaixo do nível.”

Quanto ao registro sobre risco no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, a secretária afirmou que irá avaliar. “Ainda não tenho registro, eu vou até avaliar se alguém fez alguma vistoria recente lá.”

Já sobre risco de rompimento de Confresa após intensas chuvas registradas encheram a barragem, a secretaria reiterou que o relatório já descartou a possibilidade.

Leia mais: Sema afirma que não há risco de rompimento na barragem de Confresa

 

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760