O Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) divulgou nesta quarta-feira (23.04) um novo relatório de acompanhamento das obras da Copa do Mundo, em Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com o documento, a obra que mais preocupa é a duplicação da Estrada da Guarita, em Várzea Grande, que não deve ficar pronta a tempo para o mundial.
Segundo o relatório, as obras estão paradas há meses e até agora foram concluídas apenas 77%, e para que ela seja entregue dentro do prazo previsto, dia 31 de maio, a empreiteira responsável pela execução, precisa intensificar os trabalhos e também eliminar as interferências (como desapropriações, retirada de postes e outros) que estão atrapalhando o andamento dos trabalhos.
O documento aponta que durante as inspeções realizadas “in loco”, entre os meses de março e abril, não se constatou nenhum operário ou mesmo máquinas trabalhando na duplicação da Estrada da Guarita.
A obra, segundo relatório, pode provocar o desabamento do Condomínio Terra Nova, que fica situado na Estrada da Guarita. Conforme o documento, para que o condomínio não sofra um possível desmoronamento, deverá ser construído um murro de contenção no local.
O relatório aponta ainda, que o VLT não deve “rodar” entre o trecho aeroporto- porto, como a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), havia garantido em outras oportunidades. Segundo o relatório, pelo andamento das obras, o trecho aeroporto-porto deve ficar “quase pronto” faltando apenas receber os trilhos, entretanto, conforme o documento, o VLT ficará pronto somente em 31 de dezembro deste ano.
As obras de restauração da avenida 08 de abril em Cuiabá, foi apontada como descaso pela Secopa e empreiteira contratada pela execução do serviço. Ainda conforme o documento, muitos serviços que já foram realizados no local precisam de reparos, devido à má execução e qualidade do trabalho realizado.
Outras Obras – O relatório do TCE apontou que as obras da Arena Pantanal já estão praticamente finalizadas e que os únicos pontos que preocupam e a instalação das cadeiras e o estacionamento – que de acordo com o relatório foi pavimentado com granito e deverá ser revisto após a Copa.
A reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon foi apontado como 75% de obra concluída. No local falta iniciar imediatamente os trabalhos no sistema viário para assim minimizar os prejuízos dos passageiros.
O documento aponta ainda, que algumas obras, como duplicação da Rodovia Mário Andreazza, construção do viaduto Dom Orlando Chaves, construção dos Centros de Treinamento do Pari e da UFMT, precisam ser intensificado o serviço de execução, para que todas elas sejam entregues dentro do prazo previsto, 31 de maio.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).