A ala da Rede Cegonha implantada no Pronto-Socorro de Várzea Grande teve seus serviços suspensos, pois, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a ala será reestruturada e readaptada para atender se necessário os pacientes infectados ou com suspeita do Covid-19.
De acordo com as informações repassadas via whatsapp à reportagem do oticias, os atendimentos as gestantes serão realizados no Hospital Santa Helena, na Capital.
Segundo a última atualização do boletim epidemiológico, divulgado nessa quinta-feira (02.04), pela Secretaria de Saúde, há em Mato Grosso, até o momento, 41 casos confirmados de coronavírus. Entre eles, 14 se encontram hospitalizados: um está em enfermaria; quatro estão em isolamento; e nove em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Em Várzea Grande, até o momento quatro casos foram confirmados, que segundo a SES/MT, existe caso de contaminação comunitária, ou seja, transmissão do vírus entre a população; nessa situação, não é possível saber a origem do contágio.
Outros municípios com casos confirmados são de Rondonópolis (5); Nova Monte Verde (1); Sinop (3) e Lucas do rio Verde (1). Já na Capital são 25 casos confirmados.
Com três salas de partos e enfermaria, equipadas com 12 leitos, a Rede Cegonha foi inaugurada no dia 15 de setembro de 2017.
Outro lado – Outro lado - A reportagem do oticias conversou com o secretário de Saúde do município, que confirmou a desativação da ala Rede Cegonha.
De acordo com secretário, foi assinado um termo de parceria com o Hospital Santa Helena, pois segundo ele, o PS/VG ficou um lugar perigoso para as gestantes, devido à pandemia do coronavírus.
Segundo Diógenes, o PS não é referência para atender os casos do Covid-19, porém, “ele é um plano futuro e um ponto estratégico, caso as coisas apertem perante a pandemia”, declarou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).