O Instituto Trata Brasil divulgou nesta quarta-feira (20.03) o ranking de saneamento básico das cem cidades brasileiras mais populosas. Várzea Grande aparece entre os municípios que estão acima da média nacional no indicador de atendimento total de água. O investimento em água tratada no município também teve um aumento de 38,18% em relação ao ranking anterior.
Com 88,28% de atendimento total de água, Várzea Grande supera a média nacional, que é de 84,92%, segundo dados do SNIS (2022). O ranking do Trata Brasil revela que apenas 22 municípios alcançaram 100% de atendimento, ou seja, oferecem serviços universalizados de água.
O investimento em água tratada em Várzea Grande cresceu 38,18% em relação ao ranking anterior. Em 2023, o município investiu em média R$ 18,75 per capita, enquanto em 2024 esse valor subiu para R$ 25,91.
Indicador de Perdas na Distribuição
Este índice de perdas na distribuição de água busca estabelecer uma relação entre a água produzida e a água efetivamente consumida nas residências. Quanto menor for esse índice, melhor a classificação do município, pois indica menor desperdício de água.
Em Várzea Grande, o índice é de 41,73%, o que significa que quase metade da água potável produzida pelo município não chega nas torneiras dos consumidores.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).