Quatro promotores de Justiça de Mato Grosso irão disputar a eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça do Estado, para o biênio 2017/2019. A eleição acontecerá no dia 14 de dezembro.
De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), disputam a vaga os promotores: Ana Luiza Ávila Peterlini de Souza, Eliana Cícero de Sá Maranhão, José Antônio Borges Pereira e Mauro Benedito Pouso Curvo.
Segundo o MPE, todos os membros ativos do Ministério Público têm direito de escolher até três nomes e em caso de empate, a decisão ocorrerá em favor do candidato que tiver obtido o maior número de votos. Se persistir o empate, é classificado o que for mais antigo na carreira.
A definição da lista tríplice formada no dia da eleição será enviada no dia 01 de janeiro de 2017, ao governador Pedro Taques (PSDB) para escolha e efetivação do novo procurador-geral de Justiça, cujo mandato tem duração de dois anos, sendo admitida uma recondução.
Os candidatos – A promotora Ana Luiza Peterlini atuou como secretária de Estado do Meio Ambiente até março deste ano no governo de Pedro Taques (PSDB), quando uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional que membros do Ministério Público exerçam cargos no Poder Executivo. Atualmente ela atua na 15ª Vara Cível de Cuiabá.
A promotora Eliana Cícero de Sá Maranhão é procuradora-geral de Justiça adjunta e atua na Procuradoria Especializada na Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público. Ela já dirigiu o Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em Mato Grosso.
O promotor José Antônio Borges Pereira, da 14ª Vara Cível de Cuiabá, coordena o Núcleo de Apoio para Recursos aos Tribunais Superiores (NARE) do MPE-MT.
Já o promotor Mauro Benedito Pouso Curvo é Secretário Geral de Administração do MPE-MT.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).