A agência transfusional de sangue do Pronto-Socorro de Várzea Grande (PS/VG) reportou ao que a ausência de estoque sanguíneo para transfusões, motivou a realização de uma campanha emergencial de doação voluntária de sangue. As coletas tiveram início em 26 de fevereiro e se estendem até 1º de março, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00.
Letícia Mello, bioquímica responsável da agência transfusional, disse ao que o número de doadores diminuiu consideravelmente, especialmente com a chegada da pandemia de Covid-19 e o período de carnaval. No entanto, a demanda por transfusões continuou alta. Ela destacou que a escassez do estoque sanguíneo tem impactado diretamente o atendimento a gestantes, pacientes pediátricos, vítimas de acidentes e UTI, uma vez que o sangue é essencial para salvar vidas em muitas situações. Letícia ressaltou que Várzea Grande é o segundo maior consumidor de transfusões do Estado e enfatizou a intenção de realizar campanhas semelhantes a cada quatro meses para manter o estoque abastecido.
Gisele Cristiane Ferreira Lima, superintendente do PS/VG, explicou que a campanha emergencial foi implementada devido à escassez de sangue. Ela ressaltou a importância da causa, destacando que cada doador pode salvar várias vidas, além de ser um ato de amor ao próximo. A superintendente convidou toda a população várzea-grandense e da baixada cuiabana a participar e abraçar essa causa nobre.
Diante desse cenário desafiador, a diretoria do HP/VG organizou a campanha emergencial para incentivar a doação de sangue pela população. A expectativa é conseguir cerca de 50 doações de sangue de qualidade neste período. A ideia é sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação sanguínea, uma vez que todos podem precisar desse recurso em algum momento.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).