O cuiabano Kaio Sousa, morador do bairro Mapim, em Várzea Grande, e estudante de Zootecnia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), conquistou no último dia 12 de abril seu sétimo título nacional de Wrestling, no estilo greco-romano. O feito rendeu ao jovem atleta a convocação para a Seleção Brasileira, que disputará o Campeonato Pan-Americano em Lima, no Peru.
Em entrevista ao neste domingo (20), Kaio destacou que sua trajetória vai muito além das medalhas. Segundo ele, tudo começou em 2017, quando ingressou na Escola Estadual Governador José Fragelli, conhecida “Arena da Educação”, referência em formação esportiva no Estado. Kaio disse que buscava no esporte mais do que pódios, ele queria vencer a obesidade e transformar seu estilo de vida.
“No início, me matriculei no xadrez, mas nunca me identifiquei. Então insisti para a professora Camila me aceitar no tênis de mesa. Foi ali que comecei a gostar mais do esporte, embora tenha participado de poucos campeonatos”, relembra.
Mas o verdadeiro ponto de virada aconteceu no fim de 2018, durante a 2ª edição das Olimpíadas Escolares da Arena. Pela primeira vez, o Wrestling entrou para a programação oficial dos jogos. Mesmo sem nenhuma experiência em lutas, Kaio tomou uma atitude ousada que mudaria seu destino.
“Na minha sala, só dois alunos praticavam Wrestling, e precisávamos de mais um ouro para vencer a competição geral. Então, decidi mentir e disse que já tinha praticado judô, só para conseguir competir. Fui inscrito na categoria 75kg sub-15 e, na minha primeira e única luta, enfrentei o principal atleta da treinadora. Venci e me consagrei campeão”, conta.
A surpresa pela vitória foi tanta que a treinadora não deixou passar. “Logo depois da luta, ela virou pra mim e disse: ‘ano que vem você é meu!’”, lembra Kaio, que naquele momento decidiu mergulhar de vez no esporte.
Leia também - Jovem constrói sua marca com tesoura e carisma em VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).