O Programa Dignidade Menstrual, do governo federal, garante absorventes gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade em Mato Grosso. Mais de 500 farmácias populares em 116 cidades do Estado estão aptas a distribuir o item de higiene.
A iniciativa faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal e visa acabar com as dificuldades trazidas pela pobreza menstrual. Uma cartilha informativa, disponível no site do Ministério da Saúde, explica como ter acesso ao benefício.
O material traz informações detalhadas sobre como funciona, o passo a passo para acessar o benefício, os pré-requisitos para participar, onde e quantos absorventes podem ser retirados. O guia também explica como baixar o aplicativo Meu Sus Digital, já que é necessário gerar uma autorização dentro do app, antes de se dirigir a uma das farmácias.
A oferta de absorventes é direcionada a estudantes da rede pública de baixa renda, pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema e a população recolhida em unidades do sistema prisional.
A participação no programa é direcionada a pessoas com idades entre 10 e 49 anos que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
Além disso, é necessário estar em uma das seguintes condições: em situação de vulnerabilidade social extrema, com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa; ser estudante de escola pública e de baixa renda, com meio salário mínimo como referência; ou estar em situação de rua, independentemente da renda.
Para retirar os absorventes, as interessadas devem apresentar a autorização emitida pelo aplicativo Meu SUS digital, além de documento de identidade com foto e CPF.
Em caso de dificuldades de acesso ao programa é possível obter ajuda na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Os profissionais da unidade poderão oferecer orientações e, caso necessário, imprimir a autorização do Programa Dignidade Menstrual para a pessoa interessada.
Leia Também: Comerciante é preso por vender bebida alcoólica para adolescente em VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).