Foi realizada na tarde de ontem (05.06) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Várzea Grande, uma reunião para regularizar a situação que se encontra os catadores do lixão localizado na BR 070 próximo a entrada do distrito de Nossa Senhora do Livramento.
Uma iniciativa da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis juntamente com a Promotoria do Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e Guarda Municipal , o objetivo da reunião visou regularizar a situação dos 150 catadores que trabalham de forma irregular no lixão.
De acordo com a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, Joana Fátima de Paula, a categoria solicita uma guarita e que todos os trabalhadores sejam cadastrados junto ao Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.
Ela ressaltou que o lixão é a céu aberto e que muitas crianças entram no local e a situação compromete a saúde e a qualidade de vida dos moradores da região.
Outra representante do Movimento, Valquiria Pereira de Barros disse que consta em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) expedido em 2008, que o local tem que ter uma guarita, dar condições, estrutura, suporte e entrada e saída de caminhões de lixo.
Como consta na Lei Nacional de Resíduos Sólidos, 5.940 e 12.306 até agosto 2014 todos os lixões do país serão fechados se estiverem de forma irregular.
“Eu visito todos os municípios do Estado e minha ação é sensibilizar os catadores, proporcionar melhores condições de trabalho à classe. Queremos que seja criada uma associação e que seja implantado o sistema de Coleta Seletiva de Lixo”, ressaltou a representante da Classe.
Foi criada esta semana uma comissão pela classe para que todos os catadores sejam cadastrados. O prazo para o cadastramento e o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta é 60 dias.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).