Programa idealizado pelo Ministério da Saúde começa a ser implantado nesta segunda-feira (02.07) por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande. Batizado de ‘Busca ativa pela vida’ o Consultório de Rua irá percorrer locais de vulnerabilidade social levando assistência e atendimento a moradores de rua, profissionais do sexo e usuários de droga que se encontra em vias públicas.
Composto de uma equipe multidisciplinar, o consultório móvel, contará com: psicólogo, assistente social, enfermeiros, agente social, motorista e coordenadora. As visitas acontecerão de segunda a sexta-feira a partir das 18h às 22h30. Com a proposta de redução de danos causados pela vulnerabilidade o programa visa levar informação e cuidados de prevenção.
Para a coordenadora do programa, Luciana Fontes Kalix, a ação irá promover a inclusão social devolvendo a dignidade de cada cidadão que escolheu ou foi escolhido pelas ruas. “Não queremos julgar ninguém, muito menos recriminar o que este cidadão está fazendo nas ruas, estaremos lá para levar atenção e acolhimento a estas pessoas que estão em total vulnerabilidade”, disse Kalix, que informou, também, que a equipe poderá levar pacientes às policlínicas de atendimento noturno.
O prefeito de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves, apoia o consultório de rua e ratifica a importância deste programa que não se trata de usar de atos repressivos e ultrapassados; e sim prestar atendimento aos que moram ou trabalham nas ruas da cidade. “Vamos devolver a dignidade deste cidadão e dizer para ele; que pode, e deve buscar apoio aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do município”, relatou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).