07 de Outubro de 2024
07 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 11 de Abril de 2020, 10:42 - A | A

Sábado, 11 de Abril de 2020, 10h:42 - A | A

Alerta - Mapa Covid-19

Prefeitura de Cuiabá passa divulgar bairros com casos confirmados de coronavírus

Redação VG Notícias

A Prefeitura de Cuiabá passa a divulgar diariamente, junto com os boletins epidemiológicos do novo coronavírus, o Mapa Covid-19, onde será possível visualizar os bairros em que já há casos confirmados e suspeitos da doença na Capital. O monitoramento foi elaborado pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo do mapeamento, segundo a gerente de Agravos e Doenças Transmissíveis da Vigilância Epidemiologia do Município, Flávia Guimarães, é alertar a população sobre o aumento da transmissão comunitária, isto é, quando o vírus é transmitido entre a população. Nesses casos não é possível saber a origem do contágio. 

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) nessa sexta-feira (10.04), já foram registrados casos de transmissão comunitária em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop. “Esperamos que assim a população se conscientize ainda mais de que qualquer pessoa pode ser contaminada pelo novo coronavírus e, com isso, contribua com o poder público especialmente nessa fase de mitigação, onde os esforços estão alinhados para reduzir a curva de doentes”, explicou.

Ainda, segundo ela, esses dados passarão a ser divulgados já a partir da próxima semana, após o prefeito Emanuel Pinheiro e os gestores da UFMT assinarem um termo de Cooperação Técnica.

Na última quarta-feira (08.04), os primeiros estudos divulgados pelo Mapa Covid -19 mostraram que Cuiabá já possui 26 bairros com casos confirmados da doença. No topo do ranking estão o Morada da Serra, com quatro casos e o Florais e Jardim Itália, com três casos em cada.

Já os bairros Solar da Chapada, Jardim Vitória, Paiaguás, Morada do Ouro, Bela Vista, Bosque da Saúde, Santa Rosa, Duque de Caxias, Quilombo, Bandeirantes, Centro Sul, Dom Aquino, Lixeira, Jardim Leblon, Pedregal, Boa Esperança, Santa Cruz, Jardim Imperial, Jardim Universitário, Altos do Coxipó, Jardim das Palmeiras, Jardim Gramado, Parque Atalaia também aparecem no estudo com média de dois casos. (Com Sicom/Cuiabá)

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760