19 de Outubro de 2024
19 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2020, 07:32 - A | A

Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2020, 07h:32 - A | A

Condenado por improbidade

Prefeito de Rondonópolis tem direitos políticos suspensos por contratar tio da esposa

Rojane Marta/VG Notícias

O prefeito de Rondonópolis (a 212km de Cuiabá), José Carlos Junqueira de Araújo, popular Zé Carlos do Pátio (SD), foi condenado à perda da função pública, à suspensão dos direitos políticos por três anos e ao pagamento de multa civil pela prática de nepotismo. A decisão é de primeira instância e cabe recurso.

De acordo consta da denúncia do Ministério Público do Estado, em ação por ato de improbidade administrativa, em junho de 2010, Zé Carlos do Pátio teria contratado Antônio Fernandes de Souza, tio da sua esposa Neuma de Morais, que na época era secretária municipal de Promoção e Assistência Social, para exercer o cargo de motorista junto ao Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria a qual a primeira-dama respondia. Antônio ficou na função até dezembro de 2011.

Conforme o MPE, em audiência extrajudicial Antônio foi claro ao narrar que a sua admissão ao serviço público ocorreu de forma totalmente privilegiada e subjetiva, sem a realização de processo seletivo, ou seja, "em afronta à impessoalidade e moralidade que deveriam nortear a admissão de pessoal pela Administração Pública”.

Ao condenar o prefeito, o juiz da 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Rondonópolis considerou estar “suficiente demonstrado nos autos que todas as condutas de José Carlos Junqueira de Araújo foram dolosas, havendo elementos suficientes a demonstrar que a contratação de seu parente por afinidade fora facilitada, pois realizada sem o devido certame e todas as suas especificidades”.

Além do prefeito, a condenação atingiu o tio de sua esposa. Ambos também estão proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos. Vale destacar, que as penalidades só terão efeito após o trânsito em julgado da decisão.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760