Cerca de 80 postes de iluminação pública instalados há menos de quatro meses no canteiro central da avenida da FEB, em Várzea Grande, deverão ser retirados para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a Copa do Mundo de 2014. O sistema de iluminação da via custou R$ 470 mil aos cofres públicos.
Por enquanto, devem ser retirados apenas alguns postes das rotatórias do trevo do Cristo Rei e no Zero Quilômetro, local onde serão construídas trincheiras. Entretanto, como o canteiro central da FEB será eliminado por completo, dando lugar aos trilhos do VLT, a previsão é que todos os postes sejam retirados, em 2013.
Em entrevista ao VG Notícias, o secretário de Infraestrutura do município, Orestes de Oliveira, relatou que ainda não há um projeto de transferências desses postes para outro local.
“Os postes serão removidos conforme o cronograma do Consórcio responsável pela instalação do novo modal, sendo removidos, os postes serão guardados, em algum depósito até a definição do local para aproveitamento” explicou.
De acordo com o secretário, os bairros carentes de iluminação pública na cidade, não serão contemplados com os postes removidos da avenida. Pois, conforme ele, o designer dos postes é para grandes avenidas e praças públicas centrais.
“O designer dos postes é para grandes avenidas, alguns estudos feito pela Prefeitura discute a possibilidade deles serem instalados no bairro Alameda, na avenida Júlio Campos e Arthur Bernardes, onde tem visibilidade. Mas, o mais importante é que vamos aproveitá-los a partir da medida necessária” disse.
Orestes explicou ainda, que a instalações dos postes de iluminação na avenida foi necessário devido que em alguns trechos do local, os postes apresentavam inclinações e causava perigo à população. “Desde 1970 os postes não eram trocados, então havia necessidade de fazer a troca” finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).