por Lucione Nazareth/VG Notícias
O prefeito Walace Guimarães (PMDB) irá implantar o passe livre em Várzea Grande somente em 2014 e não mais este ano, como havia prometido. A proposta foi uma de suas bandeiras de campanha eleitoral, no qual chegou a prometer que seria instalado no primeiro dia de gestão.
Segundo o secretário municipal de Educação, Jonas Sebastião da Silva, a Secretaria está realizando um primeiro estudo para a implantação do sistema na cidade e o objetivo é de concluí-lo ainda este ano, para que no início de 2014 o passe livre já opere no município.
“Estamos fazendo um primeiro estudo para implantar o sistema, mas ainda vamos realizar outros para chegar a um número real de estudantes que serão beneficiados. A nossa meta é que o passe livre entre em vigor no início do ano que vem”, revelou o secretário.
É importante ressaltar que a administração municipal vinha prometendo a implantação do sistema para o segundo semestre deste ano, porém, mais uma vez o discurso foi alterado e a promessa continuará apenas no papel.
Segundo Jonas, será feito um levantamento de quantos alunos estão frequentando regularmente as aulas da rede municipal de ensino e a rede estadual – lembrando que o total será o número real de contemplados com o passe livre. O projeto original foi alterado, já que em um primeiro momento contemplaria somente os alunos da rede municipal.
Ainda segundo ele por se tratar de milhares de alunos, o estudo será demorado sem uma previsão exata para ser concluso.
O secretário municipal de Governo, Ismael Alves disse que após o estudo será feito um novo estudo, na questão da disponibilidade econômica do município para implantar o sistema, devido Várzea Grande não ter hoje dinheiro em caixa suficiente para bancar um projeto como este. “Nós podemos buscar ainda recursos específicos para a implantação da proposta”, declarou o secretário.
Ele garantiu que existe uma previsão orçamentária de mais de R$ 3 milhões para o sistema, no entanto, não tem dinheiro para a regulamentação do projeto.
Vale lembrar que no final de 2012, Walace encaminhou à Câmara de Vereadores – já como prefeito – o projeto do passe livre anexado a Lei Orçamentária Anual (LOA). Na proposta, o peemedebista colocou que pretende discutir com os vereadores o projeto neste primeiro semestre do ano e implantá-lo no segundo semestre. No entanto, passado mais quatro meses não houve ainda nenhuma discussão sobre o tema com o poder legislativo.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).