O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou o resultado da Concorrência nº 003/2023, designando o consórcio Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura (PARQUES FIP) como novo concessionário responsável pelos serviços de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
A escolha se deu após o Governo do Estado tentar, sem sucesso, estadualizar o Parque Nacional.
Conforme resultado do julgamento, publicado na edição de hoje (11.04) do Diário Oficial da União, a concessão foi adjudicada pelo valor de R$ 926.000,00.
A seleção visa não apenas aprimorar a experiência turística na unidade de conservação, mas também garantir a sustentabilidade ambiental e o custeio de ações de apoio à conservação, proteção e gestão do parque.
O Consórcio PARQUES FIP, agora responsável pelos serviços no parque, foi escolhida após um processo competitivo, destacando-se pela proposta mais vantajosa entre os participantes. Como próxima etapa, a empresa tem o prazo de 30 dias corridos para depositar o valor da outorga e cumprir as demais obrigações previstas no edital, visando à formalização do contrato.
Localizado em Mato Grosso, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é conhecido por suas impressionantes formações geológicas, cachoeiras, cavernas, trilhas e rica biodiversidade, constituindo-se em um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil.
Leia mais:
TCU nega pedido do Governo de MT e mantém concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).