Os pais e responsáveis têm até o próximo dia 20 de fevereiro para solicitarem junto às escolas municipais, estaduais, privadas e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) de Várzea Grande, o requerimento do passe livre estudantil. O passe livre estudantil começa a valer a partir de 1º de março. A informação é do coordenador de Transporte de Várzea Grande, Claudio José da Silva.
“Os pais e responsáveis devem procurar as escolas e solicitar o passe livre. Através deste pedido, faremos um levantamento de quantos alunos de fato irão usufruir do benefício do passe livre estudantil. Esses dados serão emitidos pela MTU. Assim saberemos o quanto o município irá investir no programa”, explicou Claudio, informando que os diretores irão fazer habilitação dos cartões dos estudantes.
Segundo ele, a solicitação do passe livre também pode ser requerida na própria Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), no qual o aluno receberá o cartão, mas ainda sem qualquer crédito.
“Os pais podem ir até a MTU e fazer esse pedido do cartão do passe livre. Neste primeiro momento o cartão não terá nenhum crédito, mas a partir de 1º de março, quando o benefício começa a valer, eles já poderão se beneficiar do direito de duas passagens por dia de forma gratuita”, explicou.
Ele ressaltou que é importante os alunos terem conhecimento que o passe livre será aceito apenas no ônibus das linhas municipais.
“O passe livre não será aceito nas linhas intermunicipais. Vamos dar um exemplo: alunos da Escola Adalgisa de Barros, que fica no Centro. Os alunos deixam a escola e resolvem, por exemplo, pegar o ônibus do Shopping Pantanal [linha 024] que passa na frente da escola. Neste caso o cartão não irá passar e o aluno será obrigado a ter que pagar o valor da tarifa do transporte coletivo integral, ou seja, R$ 4,95. Os ônibus intermunicipais são de responsabilidade da AGER, e eles não estarão integrados na questão do passe livre estudantil de Várzea Grande”, disse o coordenador de transporte.
Além disso, ele ainda esclareceu que enquanto o passe livre não estiver em vigor, os alunos podem continuar usando a meia-passagem. “Bastam os pais irem às escolas e pegar o formulário de solicitação da meia-passagem”, finalizou.
Leia Também - Com 90% das escolas reformadas, 32 mil alunos de VG voltam às aulas na segunda (06)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).