Em Cuiabá, todas as unidades básicas de saúde passam a atender sem agendamento as pessoas que apresentarem síndrome gripal. A medida foi solicitada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em razão do aumento do número de casos na Capital.
Conforme a Secretaria de Saúde, a orientação é para que as pessoas que tenham casos leves, como coriza, mal-estar, febre, diarreia e dificuldade respiratória leve procurem atendimento nas unidades básicas, para não superlotar as unidades de Pronto Atendimento. “Caso o médico classifique o paciente como moderado ou grave, ele será encaminhado para uma UPA ou Policlínica.”
Leia também: Deputado orienta Kalil "grudar" em Mauro para que VG se torne "oásis de obra"
Para os casos que apresentarem sintomas moderados ou graves estão disponíveis a UPA Verdão, UPA Morada do Ouro, UPA Pascoal Ramos, Policlínica do Planalto, Policlínica do Coxipó ou Policlínica do Pedra 90. Já para quem receber indicação de internação, serão encaminhados para o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (antigo PS) ou para o Hospital São Benedito. “Os dois hospitais têm leitos exclusivos para atendimento destes pacientes.”
A Secretaria também informou que a UBS atende de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já as unidades Centro de Saúde do Tijucal, UBS Parque Ohara, Clínica da Família e UBS Ilza Terezinha Picolli atendem das 7h às 21h. Lembrando que o Centro de Saúde Ana Poupina atenderá exclusivamente pessoas com síndromes gripais.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).