As obras da Arena Pantanal podem até ficar prontas até o final de dezembro, desde que sejam adotadas medidas severas para acelerar os serviços, é o que demonstra o relatório técnico divulgado nesta segunda-feira (30.09), pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O relatório foi elaborado pela Secretaria de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia do Tribunal de Contas de Mato Grosso.
De acordo com relator das contas da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), conselheiro Antonio Joaquim, as obras foram avaliadas até o dia 18 de setembro e analisados 23 itens, referentes a três contratos no valor total de R$ 537.747.021,74. Dentre os itens observados estão o gramado, as estruturas metálicas, o piso externo, a iluminação e, estrutura de Tecnologia de Informação, entre outros, considerados de maior impacto para o cumprimento do prazo contratual.
Antônio Joaquim, disse que está descartado o término das obras em 31/10/2013, prazo estipulado no contrato 9/2010. Segundo o conselheiro, o prazo terá que ser prorrogado.
O relator disse ainda, que o TCE-MT vem alertando, com base em uma série de relatórios, sobre a questão do cumprimento dos prazos. “O que verificamos é que não foi suficiente. Após auditoria in loco verificamos que as obras, no ritmo em que se encontram são impossíveis de serem entregues dentro do prazo. Porém, até 31 de dezembro deste ano ainda é possível, desde que medidas enérgicas sejam tomadas para a aceleração dos serviços'', alertou o conselheiro.
Antônio Joaquim informou também, que o relatório será encaminhado ao governo do Estado e à Assembleia Legislativa, bem como, ao gestor da Secopa para que tomem providências ante ao atraso das obras – e para que adotem ações urgentes e eficazes para compensar os atrasos apontados no relatório técnico, sob pena de comprometer a conclusão da Arena Pantanal no prazo limite estipulado pela FIFA.
O próximo relatório técnico gerencial será divulgado em 30 de outubro e irá avaliar o andamento das obras dos Centros Oficiais de Treinamento da Barra do Pari e da UFMT. Já em 5 de dezembro será entregue o último relatório técnico referentes aos 24 contratos e as obras do Veículo Leve sobre Trilhos. (Com informações TCE).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).