Com 100 dias de execução a maior trincheira do conjunto das obras de travessia urbana alcançou sete metros de profundidade, perto do nível máximo que será escavado - oito metros. A previsão agora é que nos próximos 30 dias sejam liberadas as pistas marginais, que possibilitará o fluxo de veículos. Obviamente um fluxo ainda reduzido, a liberação tem a meta de atender o comércio e moradores da região para permitir a interdição da rotatória.
No caso do cruzamento da Miguel Sutil com as avenidas Dante de Oliveira (Trabalhadores) e João Gomes Sobrinho a rotatória já não existe, quem passa pelo local pode verificar que o cenário foi alterado e os carros circulam apenas por uma via de passagem.
A trincheira da Jurumirim/Trabalhadores, conhecida como trincheirona, por ter 960 metros de extensão ganha contornos com a construção dos muros de arrimo, paredes de atirantamento e estacamento de raiz (fundação), são fases da obra que mudam a imagem de um imenso buraco provocada com as escavações. O secretário adjunto de Infraestrutura da Secopa, Marcelo Oliveira, percorreu todas as obras de travessia urbana na Miguel Sutil e reforça que estão sendo vencidas as interferências para que o desenvolvimento da obra atinja o pico. O andamento das obras é acompanhado pessoalmente pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e pelo secretário da Secopa, Maurício Guimarães.
As empresas têm feito turno estendido, trabalham cerca de duas a três horas além do horário normal, para executar frentes de serviço como a concretagem das paredes de atirantamento. Com previsão de conclusão em dezembro de 2013, a obra está orçada em R$ 39 milhões e faz parte de convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
De acordo com especialistas em engenharia de tráfego, as obras na Miguel Sutil fará que a avenida se torne uma via expressa colocando fim aos congestionamentos nas rotatórias. A avenida Miguel Sutil recebe fluxo das principais vias de Cuiabá e necessitava desse tratamento para atender a demanda.
TRINCHEIRA DA CIRÍACO CÂNDIA/MÁRIO ANDREAZZA
Apesar de não fazer parte do conjunto de travessia urbana, atrincheira da Mário Andreazza/Círiaco Cândia também terá um papel importante no fluxo da avenida Miguel Sutil. A obra completa o corredor Mário Andreazza e finaliza as intervenções de melhoria do trânsito no local.
É a menor das trincheiras, com 379 metros de extensão tem um desenho diferente, funciona como uma alça, ela começa na Círiaco Cândia após aponte Mário Andreazza e tem a função de receber o fluxo de veículos e inserí-los na Miguel Sutil. A trincheira está orçada em R$ 5,2 milhões e será finalizada num prazo de 210 dias pela empresa Ster Engenharia Ltda.
VERDÃO E SANTA ROSA
Apesar de não fazer parte do conjunto de travessia urbana, a trincheira da Mário Andreazza/Círiaco Cândia também terá um papel importante no fluxo da avenida Miguel Sutil. A obra completa o corredor Mário Andreazza e finaliza as intervenções de melhoria do trânsito no local. É a menor das trincheiras, com 379 metros de extensão tem um desenho diferente, funciona como uma alça, ela começa na Círiaco Cândia após aponte Mário Andreazza e tem a função de receber o fluxo de veículos e inserí-los na Miguel Sutil. A trincheira está orçada em R$ 5,2 milhões e será finalizada num prazo de 210 dias pela empresa Ster Engenharia Ltda.
Mais duas trincheiras estão em construção na Miguel Sutil, no trevo de acesso dos bairros Verdão e Santa Rosa. A trincheira do Verdão está na segunda etapa de escavação, a do Santa Rosa cumpre a etapa de construção dos muros de arrimo e paredes de atirantamento. A conclusão das duas está prevista para abril de 2013, são obras com duração de 365 dias.
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