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Cidades Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020, 10:39 - A | A

Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020, 10h:39 - A | A

Obras da Copa

“Nunca prometi que ia terminar o VLT” diz governador

Rojane Marta/VG Notícias

O governador Mauro Mendes (DEM) disse que desde quando assumiu o Estado tem buscado uma solução para o Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT), cujas obras estão paralisadas desde dezembro de 2014 – ainda na gestão do ex-governador Silval Barbosa.

Mendes reforça para a população que nunca prometeu terminar as obras do VLT, mas, sim, buscar uma alternativa, em um ano, para o modal. “Eu nunca prometi que ia terminar o VLT, eu disse com muita clareza que nós precisaríamos de um ano para estudar qual a melhor solução, para dar uma solução para o problema do VLT em Cuiabá. Porque ele parou lá em 2014, ficou durante todo esse período do governador anterior Pedro Taques, que durante umas seis ou sete vezes anunciou publicamente a retomada da obra, marcaram data, e nada aconteceu, e nós falamos: precisamos de um ano para estudar, lamentavelmente, e aí eu peço desculpa, mas isso não depende de mim, não é uma solução que irá brotar da minha cabeça, é um estudo técnico, sério e responsável” declarou em entrevista concedida ao programa “A Notícia de Frente”, da TV Vila Real.

Ele também explicou a necessidade de concluir o estudo técnico para saber até mesmo o custo da tarifa do VLT, para saber se será ou não viável para a população.

“Pergunto a você: quanto irá custar a tarifa do VLT, você sabe? Eu como governador ate hoje não sei, porque os estudos não terminaram, não conseguiram concluir esses estudos. Eu já ouvi falar que vai custar seis reais, sete, oito reais, e aí, a população vai pagar seis, sete, cinco, oito reais para andar de VLT? Primeiro temos que saber verdadeiramente esse número, e até agora, nesses anos todos ninguém colocou isso na mesa” reforçou.

De acordo com Mendes o estudo está terminando. “Precisamos contratar um negócio chamado origem e destino, que nunca fizeram, e atualizar o número de passageiros do transporte coletivo no sistema Cuiabá/Várzea Grande, daí, em cima de dados reais, verdadeiros e concretos, mostrar para a população qual que é esse número, se ele é três, cinco, dez reais e quem vai pagar essa conta, será que é o usuário? Alguém vai bancar? E da onde vem o dinheiro? De onde nós vamos tirar o dinheiro, que é em torno de quase um bilhão de reais? Hoje o Governo não tem esse dinheiro” esclareceu.

Vale destacar, que desde julho de 2019 um grupo de trabalho estuda a viabilidade da construção do VLT.

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