O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), concluiu ontem (09.04) a distribuição aos polos regionais de saúde. Das 57.550 doses de vacina contra a Covid-19, 25.800 são da CoronaVac e 31.750 da AstraZeneca, recebidas na quinta-feira (08.04).
Segundo documento divulgado neste sábado (10.04), foram enviadas 7.660 doses de AstraZeneca para Cuiabá e 2.380 para Várzea Grande. Além disso, 5.560 da Coronavac para Cuiabá e 1.880 para Várzea Grande. Consta ainda da tabela, que a baixada cuiabana possui um total de 31.522 profissionais de saúde, 34.493 na faixa etária 65 a 69 e 9.930 profissionais das forças de segurança e salvamento. (veja abaixo).
A quantidade de doses destinada a cada município foi pactuada pela Resolução n° 25 da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT). A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Leia mais: MT recebe 57.550 doses de vacinas contra Covid-19; profissionais de segurança irão receber 1ª dose
Conforme a Resolução, as unidades desta remessa devem ser utilizadas como primeira ou segunda aplicação aos idosos entre 65 e 69 anos, trabalhadores da saúde e Forças Armadas, de Segurança e Salvamento. Ainda conforme orientação, os municípios deverão acompanhar os imunizados com a primeira dose, para que eles recebam prioritariamente a segunda dose dentro do período adequado. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias; já o prazo da aplicação da segunda dose da AstraZeneca é de até 84 dias.
A Resolução 25 também pactua a distribuição de 203 doses remanescentes de AstraZeneca e 330 doses de Coronavac, que foram recebidas em remessas anteriores e mantidas como estoque estratégico.
Consta ainda da orientação, que caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde. As vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.
"A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde", cita trecho da nota.
Até o momento, Mato Grosso já recebeu 618.760 doses de imunizantes contra a Covid-19.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).