O Ministério Público Federal (MPF) investiga suposta falta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva (surdos) no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O procedimento foi aberto na última quarta-feira (27.11).
De acordo com Inquérito Civil, instaurado pelo procurador da República, Gustavo Nogami, o foco da investigação é apurar a falta de acessibilidade na prestação de seus serviços Educacionais no Sistema de Ensino à Distância (EAD) oferecido pelo IFMT.
O procedimento tramita em sigilo, e segundo afirmou o MPF, ele está em fase apuração.
Apesar da investigação, o IFMT afirmou ao oticias que a instituição vem desenvolvendo diversas ações que ampara os alunos com necessidades específicas ou deficiência, inclusive aqueles matriculados nos cursos à distância.
A instituição garantiu ainda que vem otimizando as tecnologias assistivas para melhor atender todas as necessidades de aprendizagem dos alunos, independente da modalidade, incluindo recursos tradicionais e inovadores para surdos; como também vem concedendo todas as informações solicitadas pelo MPF e que os casos pontuais são analisados de forma individual com atendimento multiprofissional e suporte pedagógico adequado ao caso.
Confira abaixo a nota do IFMT na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e do Departamento de Educação à Distância (DEaD), vem desenvolvendo diversas ações que ampara os alunos com necessidades específicas ou deficiência, inclusive aqueles matriculados nos cursos à distância.
Entre as principais ações que vêm sendo desenvolvidas pelo IFMT podemos pontuar a transformação do Departamento de Educação à Distância em Centro de Referência de Educação à Distância - CREaD, que possibilitará mais autonomia no desenvolvimento de processos de apoio aos cursos ofertados em EAD e a institucionalização da EAD, bem como apoiar os Campi nos Cursos por eles ofertados; Desenvolvimento de diversas ações orientativas e normativas de apoio às ofertas em EaD, entre elas editais de seleção de profissionais para o apoio educacional dos cursos financiados pela Capes.
O IFMT salienta que vem otimizando as tecnologias assistivas para melhor atender todas as necessidades de aprendizagem dos alunos, independente da modalidade, incluindo recursos tradicionais e inovadores para surdos.
Reforçamos que as informações e esclarecimento são prestadas ao MPF no devido tempo e que o IFMT trabalha de forma contínua na melhoria de seus processos administrativos e pedagógicos para atender as necessidades de todos os alunos e suas especificidades, e que os casos pontuais são analisados de forma individual com atendimento multiprofissional e suporte pedagógico adequado ao caso.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).