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Cidades Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2019, 09:15 - A | A

Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2019, 09h:15 - A | A

NOS CURSOS À DISTÂNCIA

MPF investiga suposta falta de acessibilidade para alunos surdos no IFMT

Lucione Nazareth/VG Notícias

O Ministério Público Federal (MPF) investiga suposta falta de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva (surdos) no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O procedimento foi aberto na última quarta-feira (27.11).

De acordo com Inquérito Civil, instaurado pelo procurador da República, Gustavo Nogami, o foco da investigação é apurar a falta de acessibilidade na prestação de seus serviços Educacionais no Sistema de Ensino à Distância (EAD) oferecido pelo IFMT.

O procedimento tramita em sigilo, e segundo afirmou o MPF, ele está em fase apuração.

Apesar da investigação, o IFMT afirmou ao oticias que a instituição vem desenvolvendo diversas ações que ampara os alunos com necessidades específicas ou deficiência, inclusive aqueles matriculados nos cursos à distância.

A instituição garantiu ainda que vem otimizando as tecnologias assistivas para melhor atender todas as necessidades de aprendizagem dos alunos, independente da modalidade, incluindo recursos tradicionais e inovadores para surdos; como também vem concedendo todas as informações solicitadas pelo MPF e que os casos pontuais são analisados de forma individual com atendimento multiprofissional e suporte pedagógico adequado ao caso.

Confira abaixo a nota do IFMT na íntegra:  

NOTA DE ESCLARECIMENTO    

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e do Departamento de Educação à Distância (DEaD), vem desenvolvendo diversas ações que ampara os alunos com necessidades específicas ou deficiência, inclusive aqueles matriculados nos cursos à distância. 

Entre as principais ações que vêm sendo desenvolvidas pelo IFMT podemos pontuar a transformação do Departamento de Educação à Distância em Centro de Referência de Educação à Distância - CREaD, que possibilitará mais autonomia no desenvolvimento de processos de apoio aos cursos ofertados em EAD e a institucionalização da EAD, bem como apoiar os Campi nos Cursos por eles ofertados; Desenvolvimento de diversas ações orientativas e normativas de apoio às ofertas em EaD, entre elas editais de seleção de profissionais para o apoio educacional dos cursos financiados pela Capes.  

O IFMT salienta que vem otimizando as tecnologias assistivas para melhor atender todas as necessidades de aprendizagem dos alunos, independente da modalidade, incluindo recursos tradicionais e inovadores para surdos.  

Reforçamos que as informações e esclarecimento são prestadas ao MPF no devido tempo e que o IFMT trabalha de forma contínua na melhoria de seus processos administrativos e pedagógicos para atender as necessidades de todos os alunos e suas especificidades, e que os casos pontuais são analisados de forma individual com atendimento multiprofissional e suporte pedagógico adequado ao caso.

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