26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 18 de Setembro de 2017, 17:02 - A | A

Segunda-feira, 18 de Setembro de 2017, 17h:02 - A | A

Mesmo com multas

Motorista de VG consegue na justiça liberação de licenciamento do veículo

Lucione Nazareth/ VG Notícias

TJ/MT

TJ/MT

 

A Primeira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT) deferiu o mandado de segurança impetrado por um motorista de Várzea Grande, e determinou que Departamento de Trânsito (Detran/MT) concedesse o licenciamento do veículo, apesar do mesmo ter recebido algumas multas.

A decisão ratificou a decisão de primeira instância, que tinha proibido o Detran-MT de condicionar a renovação do CRLV de um motorista. O caso aconteceu na 5ª Ciretran de Várzea Grande.

Segundo jurisprudência tanto do TJMT, quanto das instâncias superiores, o entendimento é claro ao dizer que o Detran não poder proibir a renovação da licença em detrimento do não pagamento de multas. “É ilegal a exigência feita pelo DETRAN do pagamento de multas como condição da renovação do licenciamento de veículos, principalmente quando não há comprovação cabal de que o pretenso infrator tenha sido regularmente notificado”, disse a desembargadora e relatora do caso Helena Maria Bezerra Ramos.

Além disso, a magistrada acrescentou: “Como consignado anteriormente, o juízo singular concedeu, em definitivo, a segurança, no sentido de determinar que a autoridade coatora forneça ao Impetrante o certificado de registro de licenciamentos do veículo, sem exigir dele o pagamento das infrações existentes. É sabido que a exigência do pagamento de multas, pelo Detran, como condição para a renovação do licenciamento de veículo pelo interessado, é considerada, pelos tribunais pátrios, inclusive por este Sodalício, como ilegal”. (Com informações do TJ/MT)

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760