Moradores do Morada do Ouro II, em Cuiabá, estão reclamando do mau cheiro proveniente do esgoto a céu aberto, que se formou em uma das valas do Parque da Nascente, inaugurado há menos de três meses. A vala por onde está correndo a água contaminada é ligada diretamente à nascente.
Os habitantes da região alegam que a poluição iniciou após serviços de reparos na rede de esgoto próxima ao parque, realizada pela concessionária Águas Cuiabá, responsável pelo abastecimento da Capital.
“Isso é um crime ambiental. E vai contra a administração pública que investiu na construção do parque. Na verdade, as aberturas com pedras não é para escoar esgoto, e sim água limpa da chuva. Ali onde está saindo esgoto, normalmente saía água limpa, de nascente mesmo. Corria água limpa em tempo seco, então era nascente. Começou o esgoto depois das obras recentes na avenida, bem pertinho do parque, me parece que a responsável pela obra foi a concessionária Águas Cuiabá, se não me falha a memória. Então, parece que não se trata de ligação clandestina, mas ligação oficial feita de modo irresponsável”, relatou uma moradora ao oticias.
Os moradores da região, ao entrarem em contato com a concessionária, receberam uma resposta dizendo que questões de ligações clandestinas de esgoto em drenagem não fazem parte das obrigações da empresa, tratando-se então de responsabilidade da Prefeitura municipal.
De acordo com o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Gerson Barbosa, a Águas Cuiabá e a Prefeitura Municipal não foram as motivadoras dessa contaminação. No entanto, cabe ao município tomar providência urgentemente para que o problema possa ser solucionado.
Gerson Barbosa diz que a poluição pode ter sido causada por algum morador que, despejou irregularmente o esgoto de sua residência na rede de drenagem causando a contaminação e o mau cheiro.
Ainda de acordo com o promotor, cabe uma ação criminal pelo que está acontecendo por ser tratar de um crime ambiental.
O promotor lamentou o fato dos moradores jogarem lixo e não ajudarem na conservação do local.
O presidente do bairro Morada do ouro II, Jaime Osmar Rodrigues encaminhou ofício ao Ministério Público informando a situação e pedindo providências.
Outro lado: O oticias tentou entrar em contato com o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, e com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Silveira Samaniego. No entanto, até a publicação desta matéria, não houve resposta de ambos.
Veja vídeo:
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).