20 de Outubro de 2024
20 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023, 15:49 - A | A

Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023, 15h:49 - A | A

Chacina de gatos

Moradores denunciam morte de mais de 30 gatos em Cuiabá e VG; caso ganha repercussão nacional

Gatos foram localizados mortos com sinais de maus-tratos e envenenamentos

Angelica Gomes/VGN

Os moradores de diversos condomínios de Cuiabá e Várzea Grande denunciaram diversas mortes e sumiços misteriosos de gatos em 2023.

De acordo com um levantamento feito por moradores, entre janeiro e julho deste ano, mais de 30 gatos foram localizados mortos com sinais de maus-tratos e envenenamentos.

Ao moradora do condomínio Morada do Parque, em Cuiabá, Maíra Campos, contou que “pelo menos três gatos apareceram mortos em menos 60 dias”, e que outro animal “bola preta”, desapareceu do conjunto habitacional após um morador falar que era “fácil sumir com os gatos, bastava colocar no porta malas”.

Ela ainda desabafou se referindo aos felinos: “Tentaram nos proibir de alimentarmos vocês, depois fizeram algo mais sujo, sórdido que há no ser humano! Mataram alguns de vocês, mas não nos calarão. Por vocês iremos lutar até que os culpados sejam punidos. Espero que a gestão pare de ser inerte, surda, cega e muda”, disse Maíra.

Outro morador do condomínio, que não quer ser identificado, fez um requerimento pegando assinaturas dos moradores para serem tomadas medidas administrativas, assim como a preservação das imagens das câmeras de segurança, divulgação do disque denúncia do DBEA (diretoria do bem-estar animal), realização de palestras educativas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ações para identificação e destinação dos animais para evitar que sejam mortos.

O ativista de causas animais, Marlon Figueiredo, informou que tem ajudado os moradores a denunciarem e registrarem boletins de ocorrência contra a situação que está acontecendo. “Os moradores me procuraram, a fim de achar uma solução para esse problema, então eu fiz uma lista dos condomínios que estão sendo prejudicados e formalizei um boletim de ocorrência”, informou o ativista.

O caso ganhou repercussão nacional e o deputado federal de Minas Gerais, Fred Costa (Patriota), entrou em contato com Marlon solicitando os boletins de ocorrência registrados. “Eu pedi ajuda da mídia para que isso tornasse público, mas eu não imaginaria que isso viesse ganhar visibilidade nacional, tanto que o deputado federal, Fred Costa, viu uma publicação no perfil choquei, e entrou em contato comigo, solicitando os boletins de ocorrências para tomar as providências cabíveis nesse caso”, contou o protetor de animais.

Veja lista de condomínios que registraram as mortes dos gatos

· Condomínio Residencial Tuiuiú (Cuiabá) - 6 Gatos mortos·

· Serra Azul (Cuiabá) - 4 gatos

· Morada do Parque (Cuiabá) - 3 gatos

· Santa Bárbara (Várzea Grande) – em apuração

· Ed. Diana (Cuiabá) - 2 gatos

· Residencial Wantuil de Freitas (Cuiabá) - 4 gatos

· Condomínio Ilhas Canárias (Cuiabá) - aguardando confirmação

· Residencial Padova (Cuiabá) - 6 catos

· Condomínio Dunas do Areão (Cuiabá) – em apuração    

Leia também: Após morte de bebê de 4 meses, empresa é notificada para implantar leitos pediátricos em Hospital Regional

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760